Como cuidar de unhas com fungos

Muita gente não dá bola, mas é preciso ficar sempre de olho nos sinais que as unhas passam pra gente. Elas podem dar sinais de várias doenças. Por isso, cuidar de unhas com fungos deve ser sua prioridade quando a micose aparece. E se o problema é recorrente, deve-se ter ainda mais atenção.

A micose na unha costuma ser um problema simples de ser resolvido. O problema mesmo é quando ocorre de maneira recorrente. Isto sim pode indicar a necessidade de procurar um médico e descobrir a causa da recorrência.

As infecções nas unhas acontecem na grande maioria das vezes por conta de fungos. Aquelas que já aparentam ser fracas e danificadas tendem a ser mais prejudicadas. Os fungos vivem no meio ambiente. A contaminação pode acontecer em diversas situações.

O que fazer para cuidar de unhas com fungos

Cuidar de unhas com fungos

O primeiro sinal de que você precisa cuidar de unhas com fungos é observar os sintomas. Geralmente aparecem bolhas na pele, manchas nas unhas e até pequenas feridas. Pessoas diabéticas devem ter ainda mais atenção, pois se existirem feridas, podem se transformar em infecções graves e até amputações.

Geralmente os fungos se espalham pela lateral da unha, seguindo na direção da cutícula.Estas áreas ainda ficam esbranquiçadas e espessas. O ideal é que quando estes sintomas aparecerem, você procure um médico para ter um tratamento mais rápido e adequado, mas todos sabemos que não é isso que acontece. Enquanto a situação não fica realmente complicada, a pessoa não busca ajuda.

Sendo assim, separamos algumas dicas que podem lhe ajudar a cuidar de cunhas com fungos. Mas use-os por sua conta e risco.

Você pode usar pomadas específicas para micoses nas unhas

Existem pomadas que contém substâncias próprias para o tratamento de micoses. Um exemplo é o Nitrato de Miconazol, muito fácil de encontrar em qualquer farmácia. Mas é sempre bom salientar que se estas pomadas não produzem o resultado desejado dentro de uma semana, uma outra solução será necessária.

Esmaltes específicos para combater micoses

Fungos em estágios inciais podem ser tradados com uma espécie de esmalte especial. São esmaltes produzidos com substâncias antifúngicas como ciclopirox e tioconazol. Porém, são indicados apenas para tratamentos em fase inicial e trazem melhor resultado quando utilizados em conjunto com um medicamento via oral.

Medicamentos via oral

Os medicamentos via oral certamente são mais eficazes para tratar unhas com fungos, ainda mais em casos recorrentes, uma vez que eles agem de dentro para fora. Mas, neste caso, para uma prescrição correta, é necessária uma consulta com um médico.

Existe alguma maneira de evitar o aparecimento de fungos nas unhas?

A prevenção ainda é o melhor remédio para se evitar micoses e doenças em qualquer escala. Algumas precauções que se deve tomar são as seguintes:

  • Manter pés e mãos sempre limpos e secos;
  • Proteger os pés com chinelos ao usar principalmente chuveiros públicos como de clubes, academias ou hoteis;
  • Evitar umidade nos pés;
  • Utilizar meias de algodão e sempre trocá-las quando notar que estão úmidas;
  • Manter as unhas bem aparadas e limpas;
  • Não utilize sapatos muito apertados.

Em caso de feridas, principalmente se for diabético, procure um médico para tratamento e assepsia do local.