Hábitos saudáveis para virarem rotina

Para quem quer mudar de vida e se sentir melhor no dia a dia, é importante adquirir hábitos saudáveis para virarem rotina. Transformar comportamentos em hábitos não é um processo rápido, temos que repeti-lo diversas vezes para assim torná-lo instintivo. A partir de então passamos a fazê-lo sem nem perceber, trazendo mais saúde e bem-estar para nossas vidas.

Hábitos saudáveis para virarem rotina

Beba um copo de água antes de qualquer refeição

Pesquisas comprovaram que beber um copo de água 30 minutos antes de qualquer refeição que ajuda a se sentir saciado mais rápido. Ou seja, você comerá menos ajudando a perder ou controlar peso. Além disso, a água está relacionada à melhora no humor.

Se mantenha hidratado durante o dia

Além da água antes das refeições, mantenha sempre uma garrafa reutilizável ao seu lado, para garantir que irá beber, pelo menos, dois litros por dia. Compre uma garrafa de 500 mL e encha-a quatro vezes ao dia. A água é imprescindível para uma vida saudável.

Não pule o café da manhã

O café da manhã vai ajudar a ter energia para o dia, ativando o metabolismo do corpo, falando para ele queimar calorias, energia, ao invés de conservar.

A alimentação pela manhã também ajudar a melhorar o humor. Dê preferência para alimentos como ovos, abacate, pão integral, manteiga de amendoim, nozes, fritadas de espinafre, etc. São alimentos ricos em nutrientes para o corpo e fibras, que vão deixar saciado por mais tempo.

Faça exercício físico

O exercício físico pode ser feito na parte da manhã ou no horário que você tiver disponível. Não precisa ser exercício pesado, só uma caminhada de 20 minutos todos os dias já irá ajudar na sua busca por uma vida mais saudável.

Hábitos saudáveis para virarem rotina

Coma alimentos naturais preparados em casa

O importante na alimentação é se acostumar a preparar sua comida em casa, dando preferência para alimentos naturais como legumes, verduras, hortaliças, frutas e proteínas. Se você tem uma alimentação saudável, não precisa ficar se focando apenas nas calorias. Estes alimentos contribuem para saúde do corpo, pois contém todos os nutrientes necessários e ainda contribuem para retardar o processo de envelhecimento.

Se você não sabe fazer comida, tente comprar de pessoas que fazem comidas naturais. Evite alimentos ultraprocessados, fast food, frituras e outros alimentos ricos em gorduras e açúcares. Eles não irão contribuir para sua saúde nem para seu humor.

Acostume a guardar comida natural congelada, assim ficará mais fácil de esquentar quando estiver com preguiça de fazer.

Tire um tempo para relaxar

O estresse é um dos piores inimigos dos tempos atuais. Por isso é importante separar um tempo para fazer alguma coisa que você gosta e relaxar. Leia livro, brinque com bicho de estimação, faça meditação ou algo que preferir. Se quiser ajude um vizinho, encontre um amigo, amigos podem trazer saúde, riqueza e felicidade para sua vida.

Durma 7 a 8 horas por dia

De acordo com pesquisas recentes, dormir apenas seis horas por noite é péssimo para saúde e diminui reflexos e velocidade de reação e atrapalha até a capacidade de interpretar textos. Mesmo que você durma oito horas no final de semana, não vai compensar pelo sono perdido na semana, não será suficiente para readequar o sono.

Limpe a casa com seu parceiro ou parceira

As tarefas diárias da casa quando compartilhadas são muito melhores de serem realizadas e trazem felicidade para todos. Um lar organizado e limpo deixa as pessoas com humor melhor e mais felizes. Um estudo mostrou que pessoas desorganizadas ou cheias de coisas inacabadas dentro de casa têm mais chances de ficarem fatigadas e deprimidas.

Tome banho antes de dormir

Estudos mostraram que o banho antes de dormir ajudar a ter uma melhor noite de sono. No banho morno a temperatura do corpo aumenta naturalmente, o relaxamento acontece com a queda súbita de temperatura após o banho, o que ajuda o corpo a adormecer mais rapidamente e ficar em descanso profundo.

Comece aos poucos modificando sua vida e repita estas mudanças, depois de um tempo você estará seguindo a rotina saudável sem nem perceber, como se sua vida já fosse assim antes.