Seis motivos para parar de fumar

Está precisando de motivos para parar de fumar cigarro? Neste post trazemos seis motivos para parar de fumar relacionados à produtividade, que podem fazer você decidir a largar este hábito tão prejudicial para sua saúde.

Atualmente não é mais permitido fumar em locais fechados, em alguns países não é permitido nem mesmo fumar na rua ou na varanda da casa. Com isso o consumo de cigarro vem caindo drasticamente, ocorrendo uma economia de bilhões de reais com gastos em saúde. Mas algumas pessoas não conseguem largar o cigarro de jeito nenhum, talvez conhecendo alguns bons motivos possam ajudar elas a tomarem esta decisão.

Seis motivos para parar de fumar

Motivos para parar de fumar

Vai economizar tempo

Como o fumante precisa sair do local fechado para fumar no ar livre, acaba perdendo muito tempo fazendo outra coisa ao invés de trabalhar. Pesquisas mostraram que fumantes perdem muito mais tempo de trabalho do que não fumantes, chegando a perder cinco semanas no ano de trabalho para fumar.

Prevenir o absenteísmo

Para quem não sabe, o absenteísmo ou absentismo é a ausência habitual dos funcionários no processo de trabalho, dever ou obrigação, por falta ou atraso ou falta de motivação ou algum outro motivo interveniente.

Um estudo mostrou que fumantes têm um absenteísmo maior que não fumantes e ex-fumantes, faltando em média 2,5 mais dias de trabalho por ano que os não fumantes.

Colegas de trabalho podem ficar ofendidos

Um estudo mostrou que mais da metade dos trabalhadores não fumantes ficam frequentemente ou quase sempre incomodados com a exposição ao cigarro, também conhecido como fumo passivo. Mesmo com o incômodo, poucos não-fumantes reclamaram com os fumantes sobre o problema.

Economizar dinheiro

Um especialista em educação financeira mostrou que pessoas que param de fumar podem economizar até 240 reais por mês (!!!) ao parar de comprar cigarro. Ele fez esta conta assumindo que a pessoa fume apenas um maço de 8 reais por dia. Em 30 anos poderá ter economizado 1 milhão de reais, se investir o dinheiro em fundo como a poupança com rendimento a 8,5% ao ano.

Além disso, fumantes costumam se aposentar muito antes do que não-fumantes devido a problemas de saúde relacionados ao cigarro.

Dá uma boa impressão

O cigarro pode prejudicar a pessoa de várias maneiras. Além dos dentes ficarem amarelados e a pele desenvolver mais rugas, você pode ser prejudicado na hora de conseguir um emprego, pois existem empregadores que consideram mau negócio contratar fumantes.

Se manter vivo

Ninguém pode trabalhar e ser produtivo se estiver morto, por isso a morte é o principal motivo para parar de fumar. Um estudo analisou o efeito cessação do tabagismo na produtividade nos Estados Unidos, China e União Europeia e descobriu que houve melhorias gerais na produtividade nas três regiões.

Smoking was associated with significant work productivity loss in the US, EU and China. The results suggest that quitting benefits extend to work productivity rapidly after cessation, serving to further encourage and promote the implementation of workplace cessation programs.”

Os resultados servem para incentivar e promover implementação de programas de cessação de tabagismo no local de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *