Faz mal usar unhas postiças? Quais os cuidados que precisamos ter?

Será que faz mal usar unhas postiças? Esta é uma pergunta comum entre as meninas que desejam usar “unhas falsas”. Será que o cuidado dá muito trabalho? Pode trazer doenças? Para tirar estas dúvidas, resolvemos escrever um texto com informações que podem lhe ajudar a esclarecer tudo.

As unhas postiças são uma grande ajuda principalmente quando desejamos deixar nossas mãos lindas. Seja para um evento especial ou mesmo para o dia a dia. Ainda tem aquelas que utilizam desta técnica para tentar parar de roer as unhas naturais por exemplo. Fato é que elas são bastante funcionais.

Mas, quando não cuidadas ou aplicadas da maneira correta, podem sim trazer problemas sérios de saúde. Fungos, infecções. A unha é sim uma porta de entrada no nosso corpo e qualquer “corpo estranho” pode se infiltrar por ali. As unhas, na verdade, podem dizer muito sobre nossa saúde.

Então, faz mal usar unhas postiças?

faz mal usar unhas postiças

A princípio não. Mas para que o seu uso não resulte em problemas, é preciso que elas sejam aplicadas por profissionais qualificadas e que usem materiais que não trazem danos para a saúde. Veja abaixo os principais cuidados que se deve ter:

O material deve ser de qualidade e exclusivo para aplicação de unhas

Sempre desconfie de locais que oferecem o serviço a preços muito baixos. Os materiais para colocação de unhas custam dinheiro e ainda temos a mão de obra do profissional. Se o valor está baixo demais, tenha um pé atrás. Pergunte as marcas dos produtos usados, sobre nota fiscal, fornecedores. É um direito seu saber o que vai entrar em contato com sua pele.

O ambiente onde ocorre a aplicação deve ser arejado

Por utilizar agentes químicos durante a aplicação das unhas postiças, sempre opte por locais para aplicação que sejam bem arejados. Lugares fechados podem fazer com que você acabe inalando estes agentes químicos trazendo danos para a saúde.

Você deve aplicar as unhas somente quando necessário e fazer a manutenção no prazo indicado

As unhas precisam respirar. Até quando usamos apenas esmalte, devemos deixar as unhas sem qualquer produto por uns dias para que elas “respirem”. O uso prolongado de unhas postiças podem resultar no aparecimento de fungos, inflamações na cutícula, micoses e ainda deixar as unhas fracas e quebradiças.

Sobre as manutenções, sempre volte na data marcada pela sua manicure para realizar as manutenções necessárias. Além de garantir a beleza das unhas, elas evitam problemas futuros.

Concluindo, não faz mal usar unhas postiças. O importante é que você as utilize com moderação e faça todos os cuidados dentro do prazo indicado.