Como emagrecer sem gastar muito dinheiro

Será que tem como emagrecer sem gastar muito dinheiro? Sempre que uma pessoa pensa em reeducação alimentar ou então em fazer algumas mudanças de hábitos na alimentação, já pensa logo na conta do supermercado.

Eu mesma já ouvi várias vezes de pessoas conhecidas que dizem não querer fazer dieta, pois as coisas são muito caras. Mas será que são mesmo?

Se formos pesquisar os preços de produtos diet e light, do pão integral da marca famosa, realmente o gasto será grande. Mas será que você precisa mesmo destes produtos para emagrecer ou para melhorar sua saúde?

A resposta é simples: não.

A comida de verdade não pesa tanto no bolso. Também é bem menos comum ocorrer desperdícios. Nas próximas linhas iremos te explicar o motivo.

Dicas para emagrecer sem gastar muito dinheiro

Como emagrecer sem gastar muito dinheiro
Procure comprar alimentos de produtores locais. Geralmente oferecem melhor qualidade e melhor preço.

Quando queremos emagrecer sem gastar muito dinheiro o mais importante é modificar a base da sua alimentação. Produtos industrializados custam cerca de três, quatro vezes mais que os produtos in natura, que você encontra em nas áreas de frutas e legumes dos supermercados.

Um exemplo clássico é um prato pronto de uma marca conhecida com frango assado, arroz e purê de batatas, que chega a custar cerca de R$25 nos supermercados. A embalagem vem com cerca de 350 gramas, indicada para a refeição de uma pessoa. Com os mesmos R$25 dá pra comprar cerca de 500g de frango, 1 kg de arroz e mais alguns legumes.

Os produtos diet e light, principalmente os light vieram para preencher um espaço na indústria para pessoas que acreditavam que a gordura natural dos alimentos era prejudicial. Sendo assim, criaram esta linha light onde a gordura é removida, mas a quantidade de açúcar adicionada é absurda. Por isso com certeza você já deve ter ouvido comentários do tipo: “Eu só como produto light e não emagreço nenhuma grama”. Por que será?

Veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar a emagrecer sem gastar muito dinheiro ou para quem não quer emagrecer, ter uma alimentação mais saudável.

Programe a sua alimentação semanal

Não importa quantas refeições você faça no dia. No início da semana sempre separe um tempo e prepare seu cardápio com todas as refeições para os sete dias. Assim você gasta menos tempo na cozinha preparando os alimentos e evita o desperdício.

Faça uma lista de compras antes de ir ao supermercado

Depois de montar o seu cardápio semanal, faça sua lista de compras conforme as refeições que irá preparar. Assim você compra a quantidade certa de alimentos e evita o desperdício dos perecíveis.

Procure consumir mais os produtos da estação

As frutas, verduras e legumes da estação estão sempre com os preços mais baixos. Tente montar o seu cardápio usando estes itens como base.

Leve a comida de casa

Sempre que possível (mas sem radicalismos, claro) leve a sua comida ou lanche de casa. Sai muito mais barato e você sabe a origem e como aquele alimento foi preparado. Vale a pena até acordar um pouco mais cedo para preparar a marmita ou tomar o café da manhã em casa.

Opte por produtos mais naturais e diminua o consumo de industrializados

Opte sempre por comida de verdade, como frutas, legumes, verduras, carnes (suína, bovina), peixes e ovos. Produtos saudáveis geralmente não precisam de rótulos. Deixe para usar os alimentos industrializados somente quando for extremamente necessário.

Leia também: Como ler o rótulo dos alimentos

Opte por prestigiar os produtores locais

Se na sua cidade você tem a opção de comprar no comércio local, não deixe esta oportunidade passar. Geralmente os produtores locais oferecem produtos de qualidade e ainda cobram um preço bem mais em conta.

Mas será que eu não vou enjoar fácil da comida?

Basta que você busque variar a preparação dos alimentos. O canal da Rita Lobo no YouTube é ótimo, pois ela ensina a preparar um mesmo legume de inúmeras maneiras diferentes.

Dá para emagrecer gastando pouco. Basta ter planejamento e fugir dos “falsos produtos saudáveis”. Tem mais alguma dica para nós? Compartilhe na área de comentários.