Como aprender a ler o rótulo dos alimentos

Sempre que alguém comenta que quer melhorar a alimentação, a primeira coisa que informamos é: agora você precisa aprender a ler o rótulo dos alimentos industrializados. Uma vez que você conhece o que está levando pra casa, é possível ver sua alimentação de uma outra forma.

Em uma simples ida ao supermercado dá para encontrar de tudo. Produtos saudáveis, outros nem tanto e aqueles que tentam parecer saudáveis para conquistar um público que está cada vez mais tomando cuidado com o que come. Preste sempre atenção com o que você está colocando dentro do seu carrinho de compras!

Como aprender a ler o rótulo dos alimentos

Aprender a ler os rótulos dos alimentos

Além dos ingredientes do produto, o rótulo também deve trazer as informações nutricionais referente a uma porção do produto. Os itens obrigatórios são: Quantidade da porção, valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.

Onde eu preciso ter mais atenção primeiro?

A lista de ingredientes. Se os ingredientes forem saudáveis, dificilmente você precisa se preocupar com os valores nutricionais.

O primeiro item presente na lista de ingredientes do produto é sempre o que está em maior quantidade. Veja o exemplo abaixo:

Como ler o rótulo dos alimentos

rata-se de um rótulo de um guaraná orgânico. Veja que mesmo pelo fato de ser reconhecidamente orgânico, não significa que ele é uma bebida saudável. Seu ingrediente principal é a água e o seguinte, o açúcar. Mesmo sendo orgânico, trata-se de açúcar.

Produtos que contém mais de cinco ingredientes podem não ser tão saudáveis assim

Se você pegar um produto, que tenha mais de cinco ingredientes, é bem provável que encontre nomes que você nem conhece. Se não é possível saber o que é aquele componente, provavelmente ele não é tão natural assim. Veja abaixo outro exemplo:

Rótulo do creme de avelã
Lista de ingredientes da Nutella

Veja que na lista de ingredientes de um dos cremes de avelã mais vendidos no país, o ingrediente principal é o açúcar e não as avelãs. Sem contar os estudos que mostram que o óleo de palma (conhecido aqui como azeite de dendê) quando aquecido a altas temperaturas pode gerar substâncias cancerígenas.

Logo abaixo, deixamos um vídeo que pode lhe ajudar a aprender a ler o rótulo dos alimentos:

Atenção aos produtos que prometem ser integrais

Se ao ler o rótulo do alimento integral, você notar que há farinha branca misturada, pode-se dizer que este não é um produto totalmente integral. Tem muito pão sendo vendido como integral que na verdade não é tão integral assim. Veja abaixo mais um exemplo:

Rótulo do pão integral
Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, óleo de soja… Será que é saudável mesmo?

Veja que o ingrediente principal (aquele que aparece primeiramente no rótulo) é farinha de trigo comum e só depois vem a integral. Outro ingrediente não muito saudável que aparece ali é o óleo de soja, que todo mundo sabe que causa várias inflamações no organismo. E a lista enorme de ingredientes? Os conservantes? Acho que nem preciso falar mais nada!

Agora que você já tem uma ideia de como ler o rótulo dos alimentos, preste mais atenção no que você está levando pra casa. A sua saúde e a da sua família agradecem. E cá entre nós, você já viu frutas, verduras e legumes in natura precisarem de rótulos?

Veja também: Os vários “nomes” do açúcar.