A melancia é uma fruta barata e altamente nutritiva. Muito consumida no Brasil, você sabia que até as sementes são nutritivas? Neste post, mostraremos os principais benefícios da semente de melancia para a saúde. Quem sabe assim, da próxima vez que você consumir a fruta, não deixará as sementinhas irem para o lixo?

A melancia é um alimento rico em vitaminas A, B6 e C. A vitamina A por exemplo, favorece a saúde dos olhos, evitando a degeneração dos mesmos. Já a vitamina B6, colabora para a melhora da defesa do organismo e a vitamina C é um poderoso antioxidante, que protege o organismo contra a proliferação dos radicais livres que causam o envelhecimento precoce das células.

É uma fruta ainda rica em água, ideal para hidratação e para ser consumida naqueles dias em que acordamos de ressaca. Um suco de melancia com água de coco pode te deixar totalmente revigorado!

Veja quais são os principais benefícios da semente de melancia para a sua saúde

Benefícios da semente de melancia para a saúde
Benefícios da semente de melancia para a saúde

Se você costumava descartar as sementes de melancia, deverá pensar duas vezes antes da próxima vez. Veja o que você pode estar perdendo!

São excelentes fontes de Magnésio

Quem sofre de hipertensão, pode adicionar as sementes de melancia no seu cardápio. Elas contém altas quantidades de magnésio, um mineral extremamente necessário para o organismo que tem como função regular os níveis da pressão arterial. Também ajuda a afastar riscos de doenças coronarianas, já que ele também ajuda a reduzir o colesterol ruim que circula pelo sangue. Cerca de 100 gramas de sementes já oferecem mais de 100% das necessidades diárias de magnésio.

É uma boa fonte de Ferro

Outro mineral muito importante para a saúde humana é o ferro. Ele evita doenças como a anemia, cirrose, insuficiência renal, dentre outras, uma vez que ele colabora para melhorar a circulação de oxigênio no sangue.

É rico em licopeno

O licopeno é um carotenoide que traz uma série de benefícios para a saúde. Tem ação antioxidante, evitando o envelhecimento precoce das células e também o seu crescimento desordenado que pode resultar em câncer.

Tem ação diurética

A semente de melancia tem propriedades que funcionam como diurético natural, ou seja, colabora para eliminar o excesso de água do organismo, diminuindo os inchamos e evitando picos de aumento de pressão.

Benefícios da semente de melancia para a saúde 2

Evitam problemas de pele

As sementes de melancia são ricas em nutrientes para a pele. Elas colaboram para manter a pele mais macia, hidratada, elástica e saudável.

Colaboram para diminuir os níveis de açúcar do sangue

Suas propriedades protegem a saúde do pâncreas e desta forma pode-se controlar melhor os níveis de açúcar no sangue, uma vez que o pâncreas estando saudável, ele produz a quantidade de insulina necessária para o organismo ficar saudável.

Outros benefícios da semente de melancia para a saúde  que podemos destacar é que elas são uma boa fonte de ácidos graxos, ômega 3 e ômega 6, além de ser uma boa fonte de energia natural.

Como consumir a semente de melancia

Benefícios da semente de melancia para a saúde 3

Você pode preparar chás ou ainda criar um petisco muito gostoso. Basta levá-las ao forno até tostarem. Geralmente leva-se 15 minutos em um forno pré-aquecido a 180°C, mexendo na metade do tempo para dourarem por igual. Acrescente um pouco de sal para servir.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.