O que fazer para diminuir os gases? Algumas pessoas costumam produzir mais gases que outras, às vezes a própria comida causa formação de grande quantidade de gases e ficamos sem saber o que fazer.

Neste post vamos dar algumas dicas do que você pode fazer para aliviar os gases, diminuir a produção dos mesmos, se existem chás para aliviar e qual melhor posição para liberá-los.

O que fazer para diminuir os gases

Evite alimentos que causam gases

Sim, isto não é mentira, alguns alimentos causam mais flatulências que outros. São os alimentos ricos em FODMAPs que contém um conjunto de carboidratos que causam excesso de gases, cólicas intestinais e distensão abdominal.

  • Frutas: maçã, pera, manga, pêssego, melancia, abacate, cereja e frutas secas.
  • Hortaliças e leguminosas: leguminosas, como feijão, lentilha e grão-de-bico, alho-poró, alcachofra, aspargo, brócolis, couve, cebola, couve-flor ervilha.
  • Laticínios: leite de vaca, leite de cabra, iogurte, queijos fresco e queijos cremosos, como a ricota e o cream cheese.
  • Cereais e massas: pães, biscoitos, bolos e outros preparos com trigo ou centeio.
  • Mel, frutose e xarope de milho.

Nem todos os alimentos da lista acima podem causar gases em você, por isso é importante ir testando para descobrir os que mais te afetam e reduzir.

Beba água antes das refeições

Não beba água junto da refeição pois o estômago cheio de água perde ácido e não consegue quebrar a comida corretamente, causando gases. Tente beber água 30 minutos antes de comer, para ele fazer digestão melhor.

Coma devagar

É muito importante mastigar a comida devagar e tentar não conversar demais enquanto come. Fazendo isto você evita engolir ar junto do alimento, o que aumenta a chance de ter gases.

Por que minha barriga faz tanto barulho?

Evite chicletes e balas

Quando comemos chiclete ou balas estamos fazendo movimento de engolir mais que o normal, junto deste movimento você estará engolindo ar.

Evite bebida com gás e cerveja

As bebidas gasosas liberam dióxido de carbono no estômago, aumentando a quantidade de gases.

Evite fumo

Quando a pessoa fuma ela inala ar junto da fumaça aumentando a chance de ter gases.

Tente dar uma caminhada

Se estiver se sentindo mal com dor na barriga por causa dos gases, tente fazer uma caminhada, o exercício físico ajuda a liberar os gases.

Tome simeticona

A simeticona é um fármaco que rompe as bolhas que retêm os gases no estômago e intestino. Ela ajuda a aliviar os sintomas causados pelo excesso de gases no aparelho gastrintestinal.

O que fazer para diminuir os gases
O que fazer para diminuir os gases

Chás que aliviam os gases

Algumas ervas possuem propriedades carminativas que ajudam a eliminar os gases e evitar a sensação de inchaço.

Uma das principais dela é o gengibre, ele acelera o processo de digestão, fazendo o estômago esvaziar mais rápido, os gases se movem mais rapidamente para o intestino delgado aliviando o desconforto.

Outras ervas que podem ser boas:

  • Camomila
  • Dill (também conhecido como Endro)
  • Funcho
  • Manjericão
  • Alcaravia
  • Hortelã

Beber somente água também ajuda.

Qual a melhor posição para liberar os gases?

As melhores posições para liberação dos gases são as posturas de Yoga também conhecidas como Ásanas. No YouTube é possível encontrar várias destas posições. Abaixo você confere duas delas:

Se não tiver como fazer as posições, uma maneira de facilitar a liberação dos gases é fazendo massagem adominal, faça movimentos circulares de cima para baixo, como se estivesse empurrando os gases para fora do corpo.

Estas são algumas dicas do que você pode fazer para aliviar os sintomas dos gases. O mais importante é descobrir quais alimentos causam desconforto e tentar comer menos deles.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.