Quais os benefícios das amêndoas para a saúde? A amêndoa possui malefícios? Quantas amêndoas deve-se comer por dia para emagrecer? Pode comer amêndoa crua ou é venenosa? Responderemos estas perguntas neste post.

As amêndoas são ricas em vitaminas, minerais, proteínas e fibras, por isso estão associadas a vários benefícios para saúde. Somente 30 g de amêndoas contém 1/8 (um oitavo) da sua necessidade de proteína diária.

Apesar de serem classificadas como noz, elas são sementes do fruto da Amendoeira.

Benefícios das amêndoas para a saúde

Ajuda emagrecer controlando a fome

Devido a quantidade de fibras presentes nas amêndoas, elas podem ser alidas de quem está querendo perder peso, pois a pessoa acaba comendo menos.

É importante lembrar que não pode exagerar pois possuem muitas calorias e gordura! 100 g de amêndoas têm 580 calorias e 49 g de gordura.

Amêndoas são boas para o cérebro

Estudos com animais mostraram que é uma boa fonte de nutrientes que são importantes para saúde do cérebro como vitamina E, ácido fólico e ácido graxos poliinsaturados, além de L-Carnitina.

Benefícios das amêndoas para a saúde
Benefícios das amêndoas para a saúde

Protegem o coração

As amêndoas possuem ácidos graxos monoinsaturados (MUFAs) e antioxidantes que fazem bem ao coração e previnem contra doenças cardiovasculares. Além disso estes antioxidantes também reduzem inflamação.

Amêndoas previnem contra diabetes

Por serem ricas em gorduras monoinsaturadas ajudam a diminuir a taxa de liberação de açúcar (glicose) no sangue, prevenindo contra resistência à insulina (hormônio que controla o açúcar).

A resistência à insulina pode ocorrer com o tempo quando o corpo não responde normalmente a esse hormônio, a glicose não consegue penetrar nas células e se acumula no sangue, levando à diabetes.

Mas se você tem diabetes sempre converse com seu médico antes de começar a comer qualquer alimento.

Amêndoas melhoram microbioma intestinal

Estudos mostraram que consumo moderado de amêndoas ou manteiga de amêndoas melhoram qualidade da dieta e alteram a composição dos microrganismos instestinais aumentando a quantidade de bactérias saudáveis, devido principalmente à alta quantidade de fibras.

Pode comer amêndoas cruas?

Sim, as amêndoas cruas não fazem mal à saúde. Elas podem ser comidas tanto crua quanto torradas. Na verdade quanto menos ela for processada melhor será seu benefício, portanto comer a amêndoa crua trará mais benefícios do que comê-la torrada.

Mas é importante tomar cuidado com as amêndoas cruas pois se não forem de local seguro que se preocupe com a higiene, estas amêndoas podem conter bactérias como salmonela ou Escherichia coli.

Quantidade de amêndoas para emagrecer

A quantidade recomendada de amêndoas por dia é de 20 a 50 g para pessoas que tenham uma dieta balanceada. A amêndoa irá ajudar a ficar saciado e comer menos, consequentemente ajudando no emagrecimento.

Manteiga e farinha de amêndoa também são boas?

Sim, são opções para quem não gosta de comer as amêndoas puras. Mas é importante escolher as opções sem outros ingredientes adicionados, por exemplo, algumas manteigas de amêndoa vêm com açúcar, não escolha esta! O ideal é você mesmo passar as amêndoas no processador até ficarem macias como manteiga.

Malefícios da amêndoa

A amêndoa não possui malefícios em si, o problema é quem exagera ao comê-las. Alguns problemas que podem ocorrer são:

  • Problemas gastrointestinais – pode causar constipação e inchaço por causa das fibras, quando comer amêndoas beba mais água;
  • Interação com medicamentos – se estiver fazendo dieta rica em manganês e comer muita amêndoas, aumentará a quantidade de manganês no sangue, podendo interagir com antibióticos, laxantes e outros medicamentos;
  • Excesso de vitamina E (pode causar diarréia, gases, visão embaçada, dor de cabeça) – 28 g de amêndoas tem 7,4 mg de vitamina E, é preciso ter cuidado para não atingir o limite diário de 1000 mg de vitamina E, pois ovos, espinafre e outros alimentos também possuem esta vitamina;
  • Ganhar peso – 28 g de amêndoas tem mais de 160 calorias e 14 g de gordura, quem não estiver queimando calorias suficientes, poderá ganhar peso ao invés de emagrecer;
  • Podem conter bactérias – cuidado com a amêndoa crua pois pode conter samonela ou E.Coli;
  • Amêndoas amargas (Prunus dulcis var. amara) são tóxicas – contém ácido cianídrico (não confundir com a amêndoa doce).

Portanto o ideal é comer um pouquinho de amêndoas por dia para obter seus benefícios. Não exagere se estiver fazendo dieta, pois é um alimento bem calórico podendo fazer a pessoa engordar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.