Quais os benefícios da batata para a saúde? Batata inglesa tem algum malefício para saúde? Será que comer batata inglesa é bom para quem malha na musculação?

As batatas foram perdendo sua popularidade com os anos pois eram consideradas ruins principalmente para aqueles que fazem dieta, devido ao alto nível de carboidratos. Mas hoje em dia estudos vêm mostrando que ela não deve ser evitada pois é uma fonte rica em minerais como fósforo, cálcio e zinco, além de ser rica em vitamina B6, B e C. Saiba mais sobre seus benefícios abaixo.

Benefícios da batata para a saúde

Batata reduz inflamação

Pessoas que sofrem de inflamação crônica interna ou externa pode usar batata para alívio dos sintomas. Purê de batata é facilmente digerido e alivia irritação no sistema digestivo. Ela é inclusive recomendada para dieta de pessoas que sofrem com doença inflamatória intestinal.

A batata crua também pode ser esfregada em inflamações externas, até em úlceras na boca.

Benefícios da batata para a saúde
Benefícios da batata para a saúde

Batata pode ajudar no controle do açúcar no sangue

As batatas contém amido resistente, ele não se decompõe e não é totalmente absorvido pelo organismo. Em vez disso, atinge o intestino grosso e se torna uma fonte de nutriente para as bactérias boas do intestino.

Um dos benefícios do amido resistente é redução da resistência à insulina, melhorando o controle de açúcar no sangue. Pois quando a resistência à insulina é reduzida, o corpo fica mais eficiente em remover o excesso de açúcar do sangue.

Batata é boa para manter peso e ficar saciado

Estudos mostraram que a batata é um dos alimentos que mais deixa saciado, ela é rica em fibras, a pessoa acaba comendo menos comida.

Batata pode ajudar a reduzir pressão arterial

A batata quando comida com casca é rica em potássio, e alimentos ricos em potássio e pobres em sódio, como as batatas, podem reduzir risco de pressão alta e derrame. Ela possuem mais potássio que a banana, 136 gramas de casca de batata contém 515 mg de potássio.

Batata é uma boa fonte de vitamina C

Quem diria, quando pensamos em vitamina C sempre lembramos da laranja, mas a batata também é uma boa fonte desta vitamina que ajuda no combate de resfriados.

Além disso a vitamina C é importante na produção de colágeno, funciona como um antioxidante que ajuda a prevenir danos causados pelo sol, poluição e fumaça. Ela também ajuda o colágeno a reduzir rugas e melhora a textura da pele.

Batata não contém glúten

As batatas são um alimento naturalmente sem glúten e contém diversos nutrientes benéficos para saúde. Perfeito para pessoas que sofrem de Doença Celíaca.

Batata é rica em carboidratos

Uma batata média pode conter até 37 g de carboidratos, sendo uma boa fonte de energia para quem faz musculação. O ideal é comer umas três horas antes de começar o exercício.

Malefícios da batata inglesa?

O único malefício é que não deve ser comida crua nem se estiver esverdeada. O aumento do esverdeamento indica aumento nos glicoalcalóides solanina e chaconina. Estes são tóxicos para o organismo humano e se ingerido pode causar dor de cabeça, vômitos, diarréia e até paralisia. Não come batata esverdeada, nem folhas, caule ou brotos.

Outro detalhe que a pessoa precisa levar em conta é que, apesar de ser rica em fibras e nutrientes, ela também é rica em calorias e carboidratos. Quem estiver em dieta com restrição de calorias e carboidratos, não é recomendado comer batata inglesa.

Para concluir os benefícios da batata para a saúde, tente comer a batata com a casca, pois é ela quem é rica em potássio. Dê preferência para a batata cozida, nunca coma crua! Cozinhando você estará matando bactérias e quebrando antinutrientes que intereferem na absorção dos nutrientes da batata.

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