Melhores tratamentos caseiros para o ronco, para parar de roncar

Existe tratamento caseiro para o ronco? É comum uma pessoa roncar. Acredita-se que metade dos brasileiros roncam.

O ronco acontece quando o ar passa pela garganta durante o sono. Os tecidos relaxados da garganta vibram com a passagem do ar emitindo o som. Conheça agora algumas soluções naturais que podem ajudar a parar de roncar, antes de tentar utilizar alguns produtos vendidos no mercado.

Tratamento caseiro para o ronco

Tratamento caseiro para o ronco

Perder peso

Para quem está acima do peso, uma das dicas é investir em uma reeducação alimentar e perder alguns quilos. Desta forma, vai diminuir a quantidade de tecido na garganta que podem estar causando o problema. Mas é importante lembrar que pessoas magras também roncam. Se você ganhou peso e passou a roncar, então provavelmente uma dieta irá ajudar.

Mude sua posição na hora de dormir

Dormir de barriga para cima piora a ronco durante o sono, pois a língua e o palato mole vão para parte que fica atrás da garganta, piorando a vibração durante o som. Tente dormir de lado para ver se melhora.

Quem tiver dificuldade para dormir de lado pode usar travesseiro entre os braços e pernas para melhorar a posição da coluna.

Para se acostumar, coloque uma bolinha de tênis nas costas por baixo do pijama. Assim, quando tentar deitar de costas, vai incomodar e você voltará para posição correta.

Deixe a cabeceira da cama mais alta

Deixe a cabeceira da cama um pouco mais alta que os pés, apenas 10 cm deve ser suficiente. Isto vai ajudar a diminuir o ronco.

Evite bebidas alcóolicas e sedativos

Bebidas alcóolicas e sedativos relaxam os músculos da parte detrás da garganta piorando ainda mais o som durante a noite. Tente evitá-los antes de dormir.

Tente melhorar seu hábito de dormir

É importante ter uma rotina para o sono correta. Quando a pessoa trabalha sem ter hora para dormir, também é prejudicial para o ronco. O efeito na garganta será o mesmo de beber bebida alcóolica, pois a pessoa dorme pesado e profundo. Os músculos ficam relaxados produzindo ruídos.

Tente usar dilatadores nasais

Se a causa do seu ronco for obstrução das vias aéreas, tente utilizar um dilatador nasal. Estes dilatadores são feitos para deixar o nariz da pessoa aberto enquanto dorme. Os dilatadores nasais não são um consenso entre os especialistas sobre sua eficácia, mas não custa testar.

Modifique o travesseiro e trate alergia crônica

A alergia reduz o fluxo de ar pelo nariz, obrigando a pessoa a respirar pela boca, aumentando a chance de roncar. Procure trocar o travesseiro, uma vez que este pode estar com ácaros ou alérgenos causando o problema.

Se mantenha hidratado

É muito importante beber bastante água durante o dia. Assim as secreções no nariz e palato mole ficam mais líquidas, diminuindo o ronco.

Corrija problemas no nariz

Se você tem desvio de septo ou alguma lesão no nariz, ela pode estar causando o ronco durante o sono, já que a pessoa acaba respirando mais pela boca. Converse com seu médico para realizar uma cirurgia de correção.

Tente tomar um banho quente bem antes de dormir

O vapor quente do banho vai ajudar a desobstruir as vias aéreas além de limpar os mucos dos pulmões e remover alérgenos como pólen que podem estar na sua pele. O banho quente também irá ajudar a relaxar aliviando a tensão do corpo, pois faz o sangue circular melhor relaxando os músculos.

O ronco atrapalha não só o sono do seu parceiro mas também o seu e, às vezes, pode indicar alguma doença grave. Portanto, se seu ronco não diminuir ou parar com as dicas acima, entre em contato com o seu médico. Poderá ser necessário realizar alguns exames como a polissonografia.