Existe tratamento caseiro para o ronco? É comum uma pessoa roncar, acredita-se que metade dos brasileiros roncam. O ronco acontece quando o ar passa pela garganta durante o sono, os tecidos relaxados da garganta vibram com a passagem do ar emitindo o som irritante. Conheça agora algumas soluções naturais que podem ajudar a parar de roncar, antes de tentar utilizar alguns produtos vendidos no mercado.

Tratamento caseiro para o ronco

Perder peso

Se você estiver acima do peso uma das dicas é perder peso, assim vai diminuir a quantidade de tecido na garganta que podem estar causando o problema. Mas é importante lembrar que pessoas magras também roncam. Se você ganhou peso e passou a roncar, então provavelmente a perda de peso irá ajudar.

Mude sua posição na hora de dormir

Dormir de barriga para cima piora a ronco durante o sono, pois a língua e o palato mole vão para parte detrás da garganta, piorando a vibração durante o som. Tente dormir de lado para ver se melhora.

Quem tiver dificuldade para dormir de lado pode usar travesseiro entre os braços e pernas para melhorar a posição da coluna.

Conheça alguns travesseiros para corpo disponíveis na Amazon.

Para se acostumar coloque uma bolinha de tênis nas costas por baixo do pijama. Assim quando tentar deitar de costas, vai incomodar e você voltará para posição correta.

Deixe a cabeceira da cama mais alta

Deixe a cabeceira da cama um pouco mais alta que os pés, apenas 10 cm deve ser suficiente. Isto vai ajudar a diminuir o ronco.

Evite bebidas alcóolicas e sedativos

Bebidas alcóolicas e sedativos relaxam os músculos da parte detrás da garganta piorando ainda mais o som durante a noite. Tente evitá-los antes de dormir.

Tente melhorar seu hábito de dormir

É importante ter uma rotina para o sono correto, quando a pessoa trabalha sem ter hora para dormir, isto também é prejudicial para o ronco. O efeito na garganta será o mesmo de beber bebida alcóolica, pois a pessoa dorme pesado e profundo, os músculos ficam relaxados fazendo o barulho.

Tente usar dilatadores nasais

Se a causa do seu ronco for obstrução das vias aéreas tente utilizar um dilatador nasal que é para colocar no nariz. Estes dilatadores são feitos para deixar o nariz da pessoa aberto enquanto dorme. Os dilatadores nasais não são um consenso entre os especialistas sobre sua eficácia, mas não custa testar.

Mulher deitada, conheça tratamento caseiro para o ronco
Tratamento caseiro para o ronco, algumas dicas para diminuir ou parar ronco

Modifique o travesseiro e trate alergia crônica

A alergia reduz o fluxo de ar pelo nariz, obrigando a pessoa a respirar pela boca, aumenta a chance de roncar. Tente trocar o travesseiro pode ser que esteja com ácaros ou alérgenos causando o problema.

Se mantenha hidratado

É muito importante beber bastante água durante o dia. Assim as secreções no nariz e palato mole fiquem mais líquidas, diminuindo o ronco.

Corrija problemas no nariz

Se você tem desvio de septo ou alguma lesão no nariz, isto pode estar causando o ronco durante o sono pois a pessoa acaba respirando mais pela boca. Converse com seu médico para realizar uma cirurgia de correção.

Tente tomar um banho quente bem antes de dormir

O vapor quente do banho vai ajudar a desobstruir as vias aéreas além de limpar os mucos dos pulmões e remover alérgenos como pólen que podem estar na sua pele. O banho quente também irá ajudar a relaxar aliviando a tensão do corpo, pois faz o sangue circular melhor relaxando os músculos.

O ronco atrapalha não só o sono do seu parceiro mas também o seu e, às vezes, pode indicar alguma doença grave. Portanto se seu ronco não diminuir ou parar com as dicas acima, entre em contato com o seu médico. Poderá ser necessário realizar alguns exames como a polissonografia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.