Quais os benefícios do orégano para a saúde? Adora colocar orégano na comida? Então você vai gostar mais ainda depois de descobrir os benefícios e malefícios do orégano (Origanum vulgare). Será que ele emagrece mesmo? Faz mal para os rins? Saiba mais sobre os benefícios da planta e óleo de orégano abaixo.

Benefícios do orégano para a saúde

Orégano é bom para distúrbios gastrointestinais

Compostos encontrados no orégano podem ajudar a tratar problemas gastrointestinais como azia e inchaço pois relaxam o músculo do trato gastrointestinal e equilibram a quantidade de bactérias boas e ruins no intestino.

Colheres com orégano e especiarias, benefícios do orégano para a saúde
Benefícios do orégano para a saúde

O timol presente no orégano é similar ao mentol encontrado no óleo de hortelã-pimenta, ele ajuda a relaxar os tecidos moles da garganta e estômago.

Além disso estudos mostraram que o óleo de orégano pode matar parasitas do intestino como Blastocystis hominis, Entamoeba hartmanni e Endolimax nana.

Orégano pode ajudar a combater bactérias

Alguns estudos mostraram que compostos do orégano têm propriedades bactericida. O óleo de orégano ajudou a diminuir o crescimento das bactérias Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa e foi eficiente contra 23 espécies de bactérias diferentes.

Orégano pode ajudar a diminuir colesterol

Orégano pode ajudar a diminuir colesterol ruim LDL e aumentar o colesterol bom HDL em pessoas com taxas altas. No entando os níveis de colesterol total e triglicerídios não foram afetados.

Orégano é rico em antioxidantes

Estudos mostraram que orégano é rico em antioxidantes tanto em sua forma fresca quanto seca e como óleo. Os antioxidantes são compostos que ajudam a combater danos causados por radicais livres no corpo coo câncer e doenças do coração.

O orégano emagrece?

O óleo de orégano vem sendo estudado quanto aos seus efeitos no emagrecimento, ainda não se tem estudos em humanos, mas um dos estudos mostrou que o carvacrol do óleo pode ajudar na perda de peso.

O estudo com ratos mostrou que os que foram alimentados com uma dieta rica em gordura e carvacrol ganharam bem menos peso e gordura corporal do que aqueles que receberam a mesma dieta mas sem carvacrol.

Como adicionar orégano na dieta?

Você pode misturar o orégano fresco na salada de folhas ou jogar por cima de sopas, ensopados e carnes. Também é possível fazer chá de orégano na medida de uma colher de sopa para cada xícara de água.

Ele também está disponível na versão seca como tempero ou como óleo que pode ser aplicado na pele ou tomado como pílulas.

Contraindicação, efeitos colaterais e malefícios do orégano

Alguns efeitos colaterais leves podem ser irritação no estômago ou se a pessoa tiver reação alérgica. Não se tem muitos estudos sobre a segurança do uso de óleo de orégano.

No caso de mulheres grávidas ou lactantes não é recomendado tomar óleo de orégano durante a gravidez, pois pode ocasionar aborto.

Quem tem distúrbios hemorrágicos não coma orégano nem tome o óleo, ele pode aumentar a hemorragia. E quem tem diabetes deve tomar cuidado pois ele pode reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Pessoas que fazem uso de lítio devem conversar com médico sobre tomar óleo de orégano, ele pode interagir com o remédio.

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