Qual melhor método anticoncepcional

Usar um método anticoncepcional é fundamental para o casal que não deseja ter filhos. Para escolher a melhor opção é necessário consultar um médico ginecologista e ver qual se adapta melhor as suas necessidades. Neste post, mostraremos algumas opções que estão disponíveis para que você decida com seu médico qual melhor método anticoncepcional para o seu caso.

A pergunta que toda mulher se faz: qual melhor método anticoncepcional?

A verdade que é que não existe uma resposta única para esta pergunta. A mulher tem que estudar com o seu médico qual que vai atender melhor suas expectativas. Existem várias opções disponíveis para escolha, existem métodos anticoncepcionais permanentes ou temporários. Sempre se informe sobre eles antes de tomar qualquer decisão!

Camisinha

É um método anticoncepcional extremamente popular e prático. Não traz efeitos colaterais, contraindicações e é fácil de usar. Além de evitar a gravidez, a camisinha também é responsável por evitar doenças sexualmente transmissíveis. Há também a versão feminina, porém esta não tem o uso tão constante por ser menos eficiente e também não é tão simples de ser utilizada.

Imagem de pílulas anticoncepcionais, qual melhor método anticoncepcional
Qual melhor método anticoncepcional?

Espermicida

O espermicida pode ser um gel, espuma ou creme que ao ser aplicado diretamente na vagina, impede a chegada dos espermatozoides ao útero. Porém, ele não deve ser usado sozinho. Sem o uso de um outro método anticoncepcional, sua eficácia é muito pequena.

Pílula anticoncepcional

Assim como a camisinha, é outro dos métodos mais populares em todo o mundo. Quando usada de maneira correta, é extremamente segura para evitar a gravidez. Por ser composta por hormônios, em hipótese alguma deve ser utilizada sem orientação médica já que ela interfere diretamente no ciclo menstrual da mulher.

Livro Conhecimento e prática dos métodos contraceptivos por adolescentes

Pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é um método anticoncepcional que deve ser usado apenas em casos de emergência. Jamais deve se tornar uma opção rotineira, pois além de perigosa, pode perder sua eficiência.

Outros métodos anticoncepcionais

  • Diafragma
  • Adesivo anticoncepcional
  • Anticoncepcional injetável
  • Anel vaginal
  • Implante com anticoncepcional
  • DIU (Dispositivo intrauterino)
  • Ligadura de trompas (método permanente)
  • Vasectomia (método permanente)
  • Tabelinha (método pouquíssimo eficiente)
  • Coito interrompido (método pouquíssimo eficiente)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.