H1N1 todas as informações sobre a gripe suína

H1N1 todas as informações sobre a gripe suína. Muito tem se falado sobre esta gripe que é transmitida por contato direto entre humanos e porcos e pode até matar. Veja agora quais os sintomas da H1N1, como pega, como prevenir, quais os tratamentos para gripe suína.

H1N1 todas as informações sobre a gripe suína

Como se pega a gripe suína ?

O vírus da gripe suína não costuma infectar humanos, mas podem ocorrer mutações do vírus permitindo que eles contaminem pessoas. Na grande maioria das vezes os contágios acontecem quando há contato direto de humanos e porcos. Mas também existiram casos em que houve transmissão de pessoa para pessoa, com em uma gripe convencional.

Comer carne de porco pode ajudar a pegar a gripe suína ?

Não, mas para isso a carne de porco deve ser muito bem cozida, a partir de 70 graus celsius. Desta forma, o vírus é completamente destruído.

Como evitar o contágio da gripe suína ?

  • Cobrir o nariz e a boca com um lenço quando estiver tossindo ou espirrando. Jogar o lenço fora logo após o uso.
  • Lave sempre as mãos com água e sabão, principalmente depois de tossir ou espirrar. Produtos baseados em álcool também servem para limpar as mãos.
  • Evite tocar os olhos, nariz ou boca, pois é desta forma que os germes se espalham.
  • Evite o contato próximo com pessoas doentes.
  • Caso você fique doente, não saia de casa sem necessidade para evitar passar a doença para outras pessoas.

Quais os sintomas da gripe suína?

Os sintomas da gripe suína são bastante semelhantes ao da gripe convencional. Eles incluem febre, letargia, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com gripe suína também tiveram coriza, garganta seca, náusea, vômito e diarreia.

Porquinho na grama, H1N1 todas as informações sobre a gripe suína
H1N1 todas as informações sobre a gripe suína

Como saber se estou com a gripe suína ?

Para identificar uma infecção por um vírus influenza do tipo A, é preciso analisar amostras respiratórias do paciente durante os primeiros 4 ou 5 dias da doença — quando uma pessoa infectada tem mais chance de estar espalhando o vírus. Entretanto, algumas pessoas, especialmente crianças, podem manter o vírus presente por dez dias ou mais. A identificação do vírus é então feita em teste de laboratório.

Quais os remédios indicados para gripe suína ?

Os medicamentos zanamivir e oseltamivir (nome comercial Tamiflu) já mostraram eficácia ao tratar ou ajudar na prevenção de infecção com vírus da gripe suína. Impressões iniciais dão conta de que essas drogas diminuem a agressividade do quadro infeccioso para a versão atual do H1N1 suíno.

Existe vacina para a gripe suína ?

No momento, somente para porcos, que são mais constantemente afetados por esse tipo de vírus. Mas as autoridades já anunciaram estar trabalhando numa versão humana da vacina. As vacinações rotineiras de gripe feitas em humanos não combatem os vírus do tipo H1N1.

Aproveite para conferir 8 mitos sobre a gripe suína.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.