Omeprazol para que serve e efeitos colaterais? Se você já teve azia, refluxo ou gastrite provavelmente teve que tomar Omeprazol, se não foi Omeprazol foi algum remédio parecido como Pantoprazol ou Lansoprazol. Saiba mais sobre o Omeprazol abaixo, remédio que nos anos 90 era o mais vendido do mundo.

Omeprazol para que serve e efeitos colaterais

A principal função do Omeprazol é reduzir a quantidade de ácido que o estômago produz, sendo um dos remédios mais usados para indigestão, refluxo ácido e úlceras, inclusive as causadas pela bactéria Helicobacter pylori. Também pode ser usada na Síndrome de Zollinger-Ellison causada por um tumor no pâncreas.

Ele pode ser comprado em cápsulas, comprimido ou líquido. No Brasil está disponível em cápsulas de 10 mg (14 cápsulas), 20 mg (7, 14, 28 ou 42 cápsulas) ou 40 mg (em 7 cápsulas).

Cada cápsula contém amido, carbonato de magnésio, polimetacrilicocopoliacrilato de etila, dióxido de silício, dióxido de titânio, fosfato de sódio dibásico, hidróxido de sódio, hiprolose, hipromelose, polissorbato 80, macrogol, sacarose, talco.

Várias remédios pílulas diferentes, omeprazol para que serve e efeitos colaterais
Omeprazol para que serve e efeitos colaterais

Como é tomado, qual a dose recomendada?

Normalmente o Omeprazol é tomado uma vez por dia pela manhã, com o lanche ou antes. Mas em algumas doenças pode ser necessário tomar duas vezes ao dia, manhã e noite.

Tome com água ou suco.

As doses indicadas para indigestão são de 10 a 20 mg por dia, refluxo ácido de 20 a 40 mg por dia, úlceras de 20 a 40 mg por dia, síndrome Zollinger-Ellison de 20 a 120 mg. Atenção nas doses para crianças e pessoas com problemas no fígado! Elas serão bem menores do que as indicadas.

Se estiver tomando por conta própria e o problema não passar em duas semanas, entre em contato imediato com o médico!

A dose diminui com o tempo?

Em alguns casos o médico poderá aumentar a dose se não fizer o efeito desejado. Em outras doenças pode começar com dose alta e reduzir no final, por isso é importante falar com médico.

Precisa tomar para sempre?

Normalmente as pessoas tomam por algumas semanas ou meses mas em algumas doenças pode ser necessário sim tomar por alguns anos. Não para sempre.

Quem pode tomar e não pode tomar?

Omeprazol pode ser tomado por adultos inclusive mulheres grávidas e amamentando, mas ainda não se tem muitos estudos nestes dois últimos casos. Crianças e bebês devem tomar somente se recomendado pelo médico!!

Se tiver alergia a lactose não de tomar pois contém uma pequena quantidade de lactose. Também contém gelatina, vegetarianos e veganos não irão querer tomar.

Também não é recomendado para quem tem problemas no fígado. Diabéticos devem ter precaução, pois contém açúcar.

Contraindicações e efeitos colaterais

O omeprazol é contraindicado para quem tem alergia a algum componente do remédio. E às pessoas indicadas no tópico anterior.

O omeprazol também pode reduzir os efeitos de algumas outras drogas como diazepam, fenitoína, warfarina e teofilina. Fale com seu médico!

Alguns efeitos colaterais comuns são dores de cabeça, diarréia e dor no estômago. Normalmente os sintomas param quando pára de tomar o remédio.

O uso excessivo pode causar anemia e osteoporose.

Se esquecer de tomar? Ou se tomar demais?

Se a pessoa toma uma vez por dia, tome assim que lembrar, a não ser que faltem 12 horas para tomar a próxima, então espere e tome a dose seguinte.

Se a pessoa toma duas vezes ao dia, tome assim que lembrar a não ser que faltem 4 horas para tomar a próxima, se for espere e tome a dose seguinte na hora certa.

Nunca tome dose dupla!!!! Se tomar demais poderá sentir sono e tontura, ter visão dupla, diarréia, falar enrolado e desmaiar!

Omeprazol e demência

Estudos mostraram que o uso de inibidores da bomba de prótons como o Omeprazol e de antagonistas do receptor H2 da histamina como a cimetidina pode levar à deficiência de vitamina B12 no organismo, o que em alguns casos pode desencadear demência.

Portanto sempre converse com seu médico sobre qualquer problema que tenha, não saia tomando remédios por conta própria pois pode ser perigoso.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.