Como tratar a hipertensão arterial

A pressão arterial alta, também conhecida como hipertensão, costuma ser perigosa pois raramente a pessoa apresenta algum sintoma perceptível. Milhões de pessoas no mundo vivem com pressão alta e nem sabem. O perigo da hipertensão não tratada é que aumenta o risco de problemas graves como ataque cardíaco e derrame. Daremos algumas dicas de como tratar a hipertensão arterial naturalmente, algumas coisas que você pode mudar na sua vida para reduzir o risco ou até controlar a pressão arterial.

Como tratar a hipertensão arterial

Reduza consumo de sal

Uma das principais maneiras de reduzir a pressão arterial ou controlá-la é diminuindo o consumo de sal (sódio). Isto por que o sal aumenta a pressão, o recomendado é comer apenas 5g de sal por dia, mais ou menos uma colher de chá.

Para reduzir o sal recomenda-se comer frutas, vegetais, leite e iogurte, grãos integrais, carnes magras como peixe e frango e leguminosas. Tente comer cinco porções de frutas e vegetais por dia. Evite alimentos ultraprocessados que são cheios de sódio, aumente o consumo de fibras.

Perca peso se estiver acima do peso

Quando estamos acima do peso forçamos nosso coração a trabalhar mais para levar sangue para o corpo, isto pode causar o aumento da pressão arterial. Apenas perdendo alguns quilinhos já vão fazer muita diferença para a pressão.

Imagem da corrente sanguínea com glóbulos, como tratar a hipertensão arterial
Como tratar a hipertensão arterial

Faça exercícios físicos

Fazendo apenas duas horas e meia de exercício físico por semana diminui a pressão arterial. Isto dá menos de 30 minutos de exercício por dia. Além disso o exercício irá ajudar a perder peso caso necessário.

Corte bebidas alcóolicas ou tente diminuir

O consumo diário de bebida alcóolica pode aumentar a pressão arterial com o tempo mesmo que a pessoa esteja em boa forma. O recomendado é o consumo moderado, que é um drinque para mulheres (um lata de cerveja 350 mL, por exemplo) e dois para homens por dia.

Para se ter uma idéia, algumas bebidas podem aumentar a pressão em 1 mm Hg para cada 10 g de álcool consumido, por exemplo, um drinque contém 14 g de álcool!

Além disso a bebida tem muitas calorias que contribuem para o aumento de peso.

Diminua a quantidade de café

Sim, infelizmente o café é prejudicial para quem tem pressão alta. O recomendado é não tomar mais do que quatro xícaras de café por dia. Alguns estudos demonstraram que a cafeína pode aumentar mais ainda a pressão se a pressão arterial já estiver alta.

No café também estão incluídos chá mate e outras bebidas que contenham cafeína.

Pare de fumar

O cigarro é uma das principais causas de derrame no mundo justamente por aumentar a pressão arterial. Fumar faz com que as artérias estreitem. Se a pessoa é fumante e já tem pressão alta, as artérias vão estreitar muito mais rápido, aumentando absurdamente o risco de doença no coração e pulmão.

Tente dormir bem

O sono é importantíssimo para uma boa saúde. Tente dormir, pelo menos, seis horas por noite. A privação do sono a longo prazo está associada a aumento de pressão arterial e aumento do risco de hipertensão.

Estas são as principais dicas de como tratar a hipertensão arterial naturalmente mudando alguns hábitos na sua vida.

Medicamentos para hipertensão

Se a pressão não voltar ao normal ou estabilizar após seguir as recomendações da saúde, poderá ser necessário o uso de remédios próprios para hipertensão. Os tipos usados são:

  1. Diuréticos (Furosemida, Indapamida etc)
  2. Vasodilatadores (Hidralazina e outros)
  3. Inibidores da enzima conversora da angiostensina (Captopril e outros)
  4. Bloqueadores de canais de cálcio (Nifedipina e outros)
  5. Beta bloqueadores (Propanolol e outros)

Mas converse com seu médico para saber qual o melhor tratamento para seu caso. Não saia tomando remédio de pressão por conta própria pois é muito perigoso!

Valores de pressão

A pressão arterial é medida em milímetros (mm) ou centímetros (cm) de mercúrio (Hg). Na medicina costuma-se considerar hipertensão quando a pressão está 14/9 ou maior.

Estes são os valores e o que cada um representa:

  • Pressão alta – 140/90mmHg ou maior
  • Pressão ideal – entre 90/60mmHg e 120/80mmHg
  • Pressão baixa – 90/60mmHg ou menor

Portanto se a pressão estiver entre 12/8 e 14/9 pode indicar o risco de desenvolver pressão alta caso a pessoa não tome as precauções recomendadas para reduzir ou estabilizar a pressão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.