Como diminuir a caspa do cabelo

A caspa é um mal que pode atingir tanto homens quanto mulheres em qualquer idade. Trata-se de um processo de descamação do couro cabeludo que pode melhorar ou piorar de acordo com interferências internas ou externas. Se não tratada, pode até causar lesões na pele que chegam a evoluir para inflamações e infecções. Neste post traremos algumas dicas (algumas caseiras inclusive) de como diminuir a caspa do cabelo.

Dicas para diminuir a caspa do cabelo

A caspa pode ser causada por uma série de fatores, dentre eles:

  • Estresse
  • Oleosidade excessiva da pele
  • Falta de higiene correta do couro cabeludo
  • Desequilíbrios hormonais
  • Alergias no couro cabeludo
  • Sujeira e poluição
  • Produtos químicos que agridem o couro cabeludo
  • Má alimentação
  • Variações de temperatura
Como diminuir a caspa do cabelo
Como diminuir a caspa do cabelo

Geralmente não dá para curar a caspa de vez. Com um tratamento adequado, o que se consegue é amenizar por quase totalmente os sintomas. Então, se você sofre com este problema, veja o que dá para fazer:

Evite produtos químicos por um tempo

Quem sofre com caspa deve evitar usar produtos químicos no cabelo. Alisamentos e tinturas costumam agredir muito o couro cabeludo. Deixe os cabelos “descansarem” um pouco antes de aplicar química novamente.

Faça hidratação com óleo de coco

A caspa pode acontecer por oleosidade excessiva, porém o óleo de coco tem propriedades que hidratam e combatem os fungos que aparecem com a caspa, além de aliviar bastante a coceira. Para conseguir bons resultados, misture duas colheres de sopa de óleo de coco com o suco de um limão. Faça uma mistura e aplique nos cabelos. Deixe agir por 20 minutos e lave os cabelos normalmente em seguida.

Lave os cabelos todos os dias

Salvo em recomendação médica, engana-se que lavar os cabelos todos os dias pode trazer algum dano aos fios. Muito pelo contrário! Ao lavar os cabelos diariamente, além de remover a sujeira, você remove o excesso de oleosidade que causa a caspa.

Faça uma pasta com bicarbonato de sódio

Misture duas colheres de bicarbonato de sódio com água até formar uma pasta. Aplique no couro cabeludo e deixe agir por cerca de 15 minutos. Lave o cabelo normalmente em seguida. O bicarbonato de sódio também tem propriedades antifúngicas que ajudam a diminuir os fungos e consequentemente, diminuir a caspa.

Aloe vera, um ingrediente barato e eficiente

Você encontra aloe vera geralmente na feira. Não custa caro e ela pode ajudar muito a diminuir a caspa no cabelo. Ela possui propriedades analgésicas, aliviando a dor e a coceira, além de ser antibacteriana e antifúngica. Vai ainda deixar uma sensação de frescor e hidratar naturalmente o seu couro cabeludo.

Para conseguir os resultados desejados basta extrair a polpa da folha (aquele gel mesmo) e aplicar diretamente no couro cabeludo. Massageie durante alguns minutos e deixe agir por até meia hora. Lave normalmente os cabelos em seguida. Pode fazer este tratamento durante vários dias até conseguir um resultado desejado.

Use shampoo adequado para a situação

Tem gente que acha que shampoo anticaspa é uma mera formalidade, mas ele tem componentes que realmente ajudam a diminuir a caspa a longo prazo.

Converse com um dermatologista

Se as soluções caseiras para diminuir a caspa não deram certo pra você ou se o seu caso é bem grave com lesões, não hesite em consultar um dermatologista para seguir um tratamento apropriado. Dependendo desta gravidade, alguns medicamentos podem ser usado.

E não se preocupe, a caspa não é contagiosa e não pode ser transmitida usando a mesma escova ou pente.

Leia também: Cuidados que você deve ter com seus cabelos durante o verão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.