O que comer para melhorar o fígado? Como ter uma alimentação mais saudável que só traz benefícios para nossa saúde? Saiba como você pode ganhar mais saúde para o seu fígado através da alimentação.

O fígado é um dos maiores órgãos do nosso corpo e um dos que mais trabalha além de ser crucial para transformar comida em energia. É um elemento chave do nosso sistema digestivo, tudo que comemos e bebemos passa por ele. Por isso é muito importante cuidar do fígado com carinho.

O que comer para melhorar o fígado

Dieta anti-inflamatória

Para deixar o fígado saudável e até reverter problemas do fígado é importante seguir uma dieta anti-inflamatória, rica em fibras e antioxidantes, com baixo consumo de açúcar. Isto porque o açúcar refinado presente em bebidas doces, biscoitos e outros grãos, causa muita pressão no fígado para converter e armazenar glicose. Esta glicose é transformada em glicogênio no fígado. Se o nível de glicogênio estiver muito alto, o fígado começa a quebrar o excedente, liberando-o na corrente sanguínea. Desta forma, aumenta assim a glicose no sangue e trazendo vários problemas em consequência.

Alguns alimentos anti-inflamatórios são:

  • Vegetais de folhas verdes como espinafre, couve, rúcula, couve-galega, acelga e outras
  • Aipo
  • Brócolis
  • Beterraba
  • Abacaxi
  • Salmão
  • Nozes

Água

Uma das melhores coisas para o fígado é beber água durante o dia, principalmente para evitar outros tipos de bebidas lotadas de açúcar. Além de reduzir as calorias, a água vai ajudar a diluir as toxinas que estão presentes no sistema e vai ajudar a manter o corpo hidratado.

O que comer para melhorar o fígado
O que comer para melhorar o fígado

Café

O café em quantidade moderada pode ser benéfico para o fígado. Estudos mostraram que beber duas ou três xícaras de café podem proteger o fígado contra doença hepática gordurosa não alcoólica e risco de câncer no fígado. Mas estudos mais específicos ainda precisam ser realizados.

Chá verde

Estudos vêm sendo realizados sobre o efeito do chá verde no fígado, acredita-se que ele interfere na absorção de gordura e melhora as funções do fígado.

Evite sal

Tente evitar o sal o máximo possível, dieta rica em sódio pode levar à fibrose hepática, ela acontece quando o fígado tenta reparar e substituir células lesionadas. Uma cicatrização intensa pode resultar em cirrose. Evite comida processada que contém muito sódio, coma produtos naturais.

Evite o consumo de álcool

Bebida alcóolica é uma das principais causas de gordura no fígado, hepatite alcóolica, cirrose, doença hepática gordurosa não alcóolica e câncer.

Faça exercícios físicos e evite estresse

Sim, o exercício físico continua sendo uma das principais atividades para manter o fígado saudável. Se não tiver muito tempo para exercícios, 30 minutos de caminhada por dia já podem ajudar e muito.

Evite os seguintes alimentos

Os piores alimentos para o fígado são:

  • Muita quantidade de álcool ou cafeína
  • Alimentos ultraprocessados
  • Pesticidas e herbicidas presentes em frutas e vegetais
  • Bebidas cheias de açúcar (refrigerantes, sucos etc) e petiscos
  • Grãos refinados

Portanto para reverter problemas do fígado o ideal é seguir uma dieta anti-inflamatória rica em fibras e antioxidantes. Além de evitar os alimentos indicados acima.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.