Benefícios do banho frio para a saúde

Aqui no site já falamos sobre os benefícios do banho quente para saúde, mas eu não gosto de banho quente, será que o banho frio faz mal? Conheça agora os benefícios do banho frio para a saúde. Será que banho frio emagrece? Ele é bom para pele? Saiba mais abaixo.

Benefícios do banho frio para a saúde

Banho frio estimula a perda de peso

Muitas pessoas se perguntam se o banho frio emagrece, mas a verdade é que ele apenas estimula a perda de peso. Assim como o banho quente, o frio pode ser benéfico para quem quer perder peso mas não vai fazer milagres.

Para quem não sabe, o nosso corpo tem dois tipos de tecido adiposo: gordura branca e gordura marrom.

A branca acumula quando comemos mais calorias do que o corpo necessita para funcionar, e ela não é queimada para gerar energia. Esta gordura acumula principalmente na cintura, lombar, pescoço e coxas.

Já a gordura marrom é a gordura boa que gera calor para manter o corpo aquecido, ela é ativada quando o corpo é exposto ao frio extremo. Quando entramos no chuveiro frio estamos promovendo a atividade desta gordura.

Mas é importante lembrar que são poucas calorias queimadas, a pessoa pode perder muito mais fazendo uma caminhada de 30 minutos no dia.

Banho frio estimula circulação e sistema imunológico

A água fria estimula a circulação pois ao entrar em contato com o corpo faz o sangue circular mais rápido para manter a temperatura ideal, ajudando a prevenir contra problemas do coração e reduz inflamação.

Ajuda a acordar

Quando estiver com muito sono e preguiça para acordar para trabalhar, tome um banho frio. Ele irá aumentar a oxigenação, o batimento cardíaco e seu estado de alerta.

Benefícios do banho frio para a saúde
Benefícios do banho frio para a saúde

Banho frio alivia coceira na pele

Se estiver com alguma coceira no corpo que não quer parar de jeito nenhum, tome um banho frio. Ele vai ajudar a parar a vontade de ficar coçando.

Reduz dor muscular depois de malhar pesado

A água fria ajuda a aliviar a dor muscular depois de muito exercício físico, tanto que os jogadores entram na piscina com gelo depois dos jogos. A água fria faz os músculos relaxaram.

Banho frio deixa cabelo e pele brilhantes

Todo mundo já sabe que a água quente resseca a pele e também não é boa para quem tem cabelos secos. A água fria faz o contrário, ela contrai as cutículas do cabelo e poros da pele, impedindo que fiquem entupidos. Ou seja, ela sela os poros da pele e do couro cabeludo, evitando que a sujeira entre e não remove a oleosidade natural.

Não aguenta a água muito gelada? Não tem problema, pode deixá-la morna que também é benéfica para pele e cabelo.

Malefícios do banho frio

Não existem muitos malefícios do banho frio. É verdade que não é recomendado para quem tem pressão alta! A água fria vai contrair os vasos sanguíneos aumentando mais ainda a pressão para conseguir bombear o sangue. Portanto se é hipertenso evite banho frio.

Também não é recomendado banho frio se você já estiver com frio! Pois ele irá diminuir ainda mais a temperatura corporal, com risco de hipotermia. Também não é aconselhável tomar banho frio se estiver doente, gripado. O ideal é banho morno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.