Benefícios da vacina contra gripe – Quem pode tomar?

Quando chega o inverno, os casos de gripes aumentam em todo o país. Isto acontece pois o frio favorece a proliferação de bactérias e vírus que causam doenças respiratórias e as pessoas costumam ficar em ambientes mais fechados. Por isso, a vacina contra gripe pode ser uma grande aliada para evitar a doença ou então fazer com que ela seja mais branda, sem maiores complicações. Se você ainda tem dúvida sobre todos os benefícios da vacina contra gripe, tentaremos esclarecê-las neste post.

Os principais benefícios da vacina contra gripe

Muita gente tem medo da vacina, só que ela é totalmente benéfica para a saúde. Só quem tem alergia a algum dos componentes é que não deve tomá-la. Fora isso, qualquer pessoa saudável pode tomar a vacina sem medo.

O que é a gripe?

A gripe é uma doença que causa infecção nas vias respiratórias através do vírus Influenza A ou B. Possui uma taxa de mortalidade muito baixa, porém quando não tratada, pode evoluir para quadros mais graves como a pneumonia.

Gripe é diferente de resfriado. Os principais sintomas da gripe são: febre bem alta, geralmente acima de 38,5°C, fortes dores no corpo, inflamação na garganta, tosse, dores de cabeça, fraqueza, falta de apetite, dentre outros. Ao tomar a vacina contra gripe, a pessoa fica imunizada por 12 meses contra os principais vírus Influenza.

Benefícios da vacina contra gripe
Os principais benefícios da vacina contra gripe

Como evitar a gripe

Algumas atitudes podem ajudar a diminuir as chances de se pegar gripe, tais como:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão. Na falta dos dois, pode higienizar as mãos com álcool 70°.
  • Manter os ambientes arejados
  • Lavar as mãos sempre antes de preparar alimentos, comer, tocar os olhos, nariz e boca
  • Ao tossir e espirrar sempre cobrir a boca e/ou nariz

Ao tomar a vacina da gripe, não terei mais chances de ficar doente?

Não. Existe inúmeros tipos de vírus e você corre o risco de pegar gripe sim, porém, de uma maneira muito mais branda. E não, a vacina da gripe não te deixa resfriado, uma vez que ela é feita com o vírus morto, não atenuado.

Quem pode tomar a vacina contra gripe?

Qualquer pessoa que tenha mais e seis meses de idade e que não tenha alergia a ovo. A vacina é produzida com base na proteína do ovo e não pode ser ingerida por alérgicos. Basicamente, a vacina contra gripe é indicada para:

  • Homens e mulheres com mais de 50 anos
  • Pessoas portadoras de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes, asma, hipertensão dentre outras.
  • Grávidas
  • Profissionais de saúde
  • Professores de instituições públicas e privadas
  • Crianças de seis meses a cinco anos

O SUS oferece anualmente, de maneira gratuita a vacina contra gripe para o público alvo citado acima. Pessoas que são fora do público alvo podem tomar a vacina em clínicas especializadas mediante pagamento.

A vacina contra gripe produz algum efeito colateral?

Geralmente não. Pode ocorrer um pouco de dor no local da aplicação. Caso haja algum efeito colateral, o ideal é procurar o seu médico.

Fato é que os benefícios da vacina contra gripes são muitos a longo prazo. Em se tratando de saúde, melhor não brincar. E se você pode tomar a vacina de graça nos postos de saúde, melhor não deixar essa chance passar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.