Já falamos aqui no site sobre um dos malefícios de não se dormir direito. Hoje vamos dar algumas dicas sobre como melhorar a qualidade do sono. Pois não adianta nada você deitar para dormir e ter uma péssima noite de sono, no dia seguinte estará pior que o dia anterior. A privação do sono ou noite mal dormidas podem trazer problemas como depressão, transtorno bipolar e outras doenças.

Melhorar a qualidade do sono

Evite dormir de dia

Quem tem problemas para pegar no sono o ideal é não dormir de tarde, as sonecas podem até ajudar durante o dia, mas irá atrapalhar, e muito, a pegar no sono à noite.

Faça exercícios físicos

É muito importante se exercitar, nem que sejam 30 minutos de caminhada por dia. O exercício mais pesado ajuda mais ao sono, mas é melhor algum exercício do que nenhum. Tente não se exercitar muito próximo da hora de deitar pois irá prejudicar a pegar no sono, de preferência 3 horas antes de dormir.

Evite muita luz durante a noite

Se você costuma ficar no computador ou celular até tarde, é importante ativar a luz noturna para diminuir a luz azul da tela que pode prejudicar a qualidade do sono.

Aproveite também para deixar a luz da casa mais escurinha quando vai chegando a hora de deitar, deixe apenas luz do abajur ou algo parecido.

Melhorar a qualidade do sono
Algumas dicas para melhorar a qualidade do sono

Não modifique horário de dormir nos finais de semana

Sim, é importante permanecer com a rotina de dormir e acordar sempre nos mesmos horários, evite modificar os horários nos finais de semana. Esta mudança de horário desregula o relógio do corpo.

Leia um livro ou faça alguma atividade relaxante

Se você praticar um ritual relaxante antes de dormir irá ajudar a ter uma noite de sono melhor. Pode ser ler um livro, que ajuda a limpar a mente das preocupações. Outras atividades também poder ser usadas como, por exemplo, tomar um banho quente ou escutar música relaxante ou algum podcast favorito.

Deixe o quarto confortável

É muito importante que o quarto esteja confortável para uma boa noite de sono. Ele não pode ter barulhos nem entrada de luz. Mesmo que você não acorde com a luz, ela é prejudicial para atingir no sono profundo. Se necessário use blackout na janela e ventilador para cortar o barulho externo.

Evite bebidas alcóolicas, café, cigarros e comida pesada

Não é aconselhável tomar bebidas alcóolicas mesmo que seja pouco, pois ela até pode ajudar a pegar no sono, mas a qualidade do sono será pior do que sem bebida.

Café, cigarros e comidas pesadas também devem ser evitados. No caso de comida, tente comer duas ou três horas antes de deitar.

Se estiver com problemas para pegar no sono

Caso esteja deitado e não consiga dormir, o melhor é levantar e fazer alguma coisa relaxante até se sentir cansado. Não adianta ficar forçando, é importante deitar sempre que estiver cansado.

Colchão e travesseiros

Seu colchão e travesseiro precisam ser confortáveis. Normalmente colchões de boa qualidade duram uns 10 anos, se o seu já passou deste tempo, é importante trocar por um novo.

Em suma, o mais importante é se manter relaxado. Se não estiver conseguindo dormir de jeito nenhum, fale com seu médico.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.