Benefícios da semente de chia e como incluí-las na alimentação

Conheça agora os benefícios da semente de chia e como incluí-las na sua alimentação.

A semente de chia é um dos superalimentos que traz milhares de benefícios para saúde. Elas são ricas em antioxidantes, ajudam a manter sistema digestivo saudável e diminuem o colesterol, além de ajudar a pessoa a perder peso.

Beneficios da semente de chia

Chia melhora a flora intestinal

A semente de chia melhora função digestiva pois contém muita quantidade de fibras, ajudando a manter regularidade e evitando irritação intestinal. Ela sustenta as bactérias boas do trato digestivo, beneficiando a flora intestinal. Cada 100 gramas de chia tem 34 gramas de fibras.

Sementes ricas em minerais

As sementes de chia são uma ótima fonte de cálcio para o organismo. Cada 100 gramas contém 631 mg de cálcio! Possui mais cálcio que o leite! Também contém traços de fósforo, magnésio e manganês.

Chia é fonte de antioxidantes

Ela é rica em antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, causadores de danos celulares que podem levar ao envelhecimento precoce e doenças como câncer. Ela pode ser guardada por longos períodos pois não estragam com facilidade.

Beneficios da semente de chia e como incluí-las na alimentação
Beneficios da semente de chia e como incluí-las na alimentação

Sementes de chia ajudam a emagrecer

Por ser rica em fibras, as sementes de chia dão saciedade, fazendo a pessoa comer menos. É uma ótima opção na dieta para quem está querendo emagrecer.

Rica em ômega-3

Uma colher de sopa de sementes de chia possui mais ômega-3 ácido alfa-linolênico que o salmão. Estes ácidos graxos ajudam a reduzir colesterol, regulam a pressão sanguínea e beneficiam o coração.

Como incluir a chia na alimentação

O legal da semente de chia é que você pode misturá-la com os mais variados alimentos.

Algumas pessoas gostam de jogar por cima do cereal, outras misturam no iogurte ou na salada. Pode-se comer como petiscos ou ainda triturar e misturar com a farinha para fazer bolos saudáveis.

Também é possível misturar a semente de chia nas panquecas, no smoothie e até na massa de pizza caseira. Escolha a maneira que preferir!

Quantidade recomendada de chia por dia

A quantidade recomendada é de 20 a 25 gramas de sementes de chia por dia, o que dá mais ou menos, uma colher e meia de sopa de sementes de chia por dia.

Como pode-se ver, os benefícios da chia são muitos e variados, além de serem de fácil preparo pois pode ser misturada com qualquer coisa que você quiser. Está esperando o quê para comer chia?

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