Como cuidar de anemia em idosos e crianças

A anemia é uma doença muito comum e por muitas vezes demora para ser diagnosticada. Cuidar de anemia em idosos e crianças requer atenção, mas com os devidos cuidados é possível ter sucesso no tratamento.

O que é a anemia?

Trata-se de uma doença onde existe a ausência de glóbulos vermelhos no sangue, também conhecida como hemácias. Estas hemácias responsáveis pela oxigenação do sangue. A anemia, na verdade, pode ser sinal de uma doença mais grave. Infecções, câncer de intestino, a reação de um medicamento, tudo isso pode levar à redução das hemácias.

O que fazer para cuidar de anemia em idosos e crianças

Os principais sintomas da anemia são a redução da pressão arterial, cansaço excessivo, tonturas, fraquezas, falta de memória, palidez, sonolência, dores musculares, palpitação, taquicardia, dentre outros. O diagnóstico é feito após um exame de sangue solicitado pelo seu médico.

cuidar de anemia em idosos e crianças

É justamente em idosos e crianças que o risco de anemia aumenta consideravelmente. Veja o que você pode fazer para cuidar de anemia em idosos e crianças.

O primeiro passo é ir ao médico

Crianças e idosos podem ter dificuldades em informar o que sentem, por isso as visitas ao médico devem ser periódicas, assim como a realização de exames de rotina. Uma vez feito o exame de sangue e diagnosticada a anemia, dependendo do grau de intensidade, o médico irá prescrever medicamentos para suprir a insuficiência de ferro.

Redobre os cuidados com a alimentação

É importante procurar ingerir alimentos ricos em ferro. Alguns exemplos que você pode inserir tanto na dieta de idosos e crianças são:

  • Fígado de boi (Prepare sempre de maneira bem passada)
  • Grão de Bico
  • Feijão
  • Beterraba
  • Espinafre, couve (Quanto mais verde o vegetal, mais rico em cálcio ele é)
  • Ovos
  • Maçãs
  • Lentilhas
  • Mel
  • Castanhas e Nozes
  • Carnes e Peixes

É claro que nenhum alimento deve ser consumido em excesso. É ideal utilizar as recomendações diárias feitas pelo médico.

Evite alimentos que prejudicam a absorção de ferro pelo organismo

Existem alguns alimentos que podem prejudicar a absorção de ferro pelo organismo e devem ser evitado, principalmente nas primeiras semanas de tratamento. Evite oferecer: bebidas alcoólicas, café, chocolate, chá preto.

Mantenha o corpo em movimento

Ao cuidar de anemia em idosos e crianças é importante incentivá-las a manter o corpo em movimento. Os idosos tem movimento mais limitado, mas tente sempre fazer com que eles se exercitem mesmo que pouco. Já com as crianças, incentive brincadeiras ao ar livre como parques, piscinas.

Após algumas semanas de tratamento, já será possível notar melhoras e redução nos sintomas. Caso os sintomas persistam, não deixe de procurar o médico imediatamente.