Como cuidar de um idoso com diabetes

Cuidar de um idoso com diabetes não é das tarefas mais fáceis. Mas, com um pouco de informação, isto pode se tornar um pouco mais fácil e menos doloroso. Nosso objetivo aqui é apresentar dicas que irão te ajudar a passar por este período com mais tranquilidade.

A diabetes é uma doença que pode atingir pessoas de qualquer idade. Mas, nos idosos ela ainda pede mais atenção, pois combinando com outras doenças já comuns na idade avançada, pode ser ainda mais agressiva. Quando ela não é tratada e controlada adequadamente, pode trazer complicações muito graves na vida do idoso.

O que fazer para cuidar de um idoso com diabetes

Separamos algumas dicas para te ajudar durante este processo de cuidar de um idoso com diabetes. Mas é fundamental que a pessoa responsável por cuidar do idoso também tenha um tempo, mesmo que muito pequeno, pra ela. A saúde mental de quem cuida também fica muito comprometida por conta do estresse e toda a atenção que o cuidado exige.

Como cuidar de um idoso com diabetes

Tenha uma atenção redobrada com a alimentação

A alimentação é o primeiro passo para que a vida de um idoso diabético seja melhor. É necessário procurar por ingredientes que tenham baixo índice glicêmico, ou seja, não causam picos de aumento de açúcar no sangue. O controle na ingestão de carboidratos refinados deve ser rígido.

Alimentos como a batata doce, aipim, banana, manga, dentre outros, devem ser ingeridos com moderação. O idoso também não deve consumir açúcar refinado. Tente oferecer bebidas sem açúcar ou então optar por adoçantes naturais como a estévia.

Biscoitos como cream crackers, maizena e até os integrais não são indicados pois no organismo se transformam em açúcar.

Para elaborar um cardápio adequado, procure a ajuda de um nutricionista. Ele é o profissional mais indicado para isso. Caso não tenha condições de pagar por um, é possível encontrar o atendimento deste profissional gratuitamente nos postos de saúde.

Tente fazer com que o idoso se exercite

O exercício ajuda muito no controle da diabetes. Caso ainda seja possível, ajude o idoso a se exercitar, mesmo que sejam alguns minutos por dia e com pouco esforço. Às vezes, tudo que ele precisa, é do incentivo de alguma pessoa que o ame.

Seja rígido com o horário dos remédios

Use o alarme do celular ou uma outra forma de alerta para oferecer os remédios ao idoso. O atraso na aplicação de insulina, por exemplo, pode causar problemas mais graves. É muito importante para sucesso do tratamento que os remédios sejam tomados no horário correto.

Faça os exames de sangue regularmente

É imprescindível seguir o calendários de exame de sangue. A diabetes pode desencadear outras doenças como a hipertensão. Com os exames sendo feitos em dia, o médico pode regular os medicamentos com mais eficiência.

Não permita que o idoso fume

Por mais difícil que seja, você deve impedir o idoso de fumar. O cigarro traz com ele uma série de doenças e ainda pode agravar mais os sintomas da diabetes. Ao deixar de fumar, em algumas semanas já dá para notar melhoras no quadro geral da saúde.

Examine os pés do idoso todos os dias e seque-os bem após o banho

A diabetes pode gerar feridas principalmente nos pés. É muito importante fazer um exame detalhado todos os dias, em volta dos dedos em busca de rachaduras ou machucados. Elas são portas para infecções que podem se tornar graves por conta da diabetes. Faça o uso também de hidratantes nos pés e em todo o corpo para evitar rachaduras que se tornam feridas mais tarde. Caso tenha alergia a algum tipo de hidratante, procure um dermatologista.

Leve o idoso para a consulta com o oftalmologista regularmente

Deve-se fazer um acompanhamento a cada seis meses ou sempre que se julgar necessário. A diabetes pode causar cegueira quando não acompanhada a tempo. Converse com o médico para fazer os exames necessários.

Mantenha as vacinas em dia

Manter as vacinas em dia é muito importante para prevenir doenças oportunas que podem gerar complicações. Todos os anos o Governo oferece aos idoso a vacina da gripe gratuitamente.

Faça a higiene bucal sempre após as refeições

Auxilie ou lembre ao idoso de escovar os dentes depois de todas as refeições. Caso note algum sangramento nas gengivas, procure um dentista imediatamente.

Cuidar de um idoso com diabetes é realmente trabalhoso e requer muita atenção. Mas quem não gosta de fazer tudo por aquele que ama? E lembre-se, sempre que aparecer alguma dúvida, procure um médico e jamais faça qualquer medicação sem consentimento.