Você conhece a fruta Feijoa? Muitas pessoas no Brasil não conhecem esta fruta também chamada de goiaba-serrana ou goiaba do mato. No exterior é conhecida como abacaxi goiaba, por ser parecida com a goiaba e ter gosto parecido com abacaxi. Ela é nativa da serra gaúcha e do Uruguai, mas não é tão consumida no nosso país, sendo muito mais conhecida no exterior principalmente Nova Zelândia. Rica em polifenóis, é um excelente anti-inflamatório. Conheça agora os benefícios da feijoa para saúde e como encontrá-la para comprar.

Benefícios da feijoa para saúde

Rica em vitaminas e sais minerais

A feijoa é rica em vitamina C, mais de 50% da necessidade diária em 100g, e vitamina B (B1, B2, B3, B5, B6, B9). Além disso contém traços de vitamina E, K e A e quantidade moderada de cobre, manganês, magnésio, ferro e cálcio.

Cada 100 g de feijo tem apenas 55 calorias.

Melhora imunidade

Por ser rica em vitamina C ela melhora sua imunidade protegendo contra gripe. Isto pois a vitamina C estimula a produção de células brancas, primeira linha de defesa do corpo, além de agir como antioxidante contra os radicais livres.

Benefícios da feijoa para saúde
Benefícios da Feijoa para saúde

Rica em fibras, previne contra câncer e reduz colesterol

Além das vitaminas e minerais, a feijoa tem grande quantidade de fibras solúveis, 6,4g em cada 100 g da fruta. As fibras ajudam a proteger a membrana mucosa do cólon, diminuindo a exposição à toxinas e blindando contra compostos causadores de câncer do cólon.

As fibras ajudam ainda a reduzir os níveis de colesterol ruim, que aumentam a chance de problemas cardíacos.

Protege contra danos causados por radicais livres

Por ser rica em vitaminas e antioxidantes, ela conseque reduzir o estresse oxidativo e diminuir a incidência de danos causados pelos radicais livres. Para quem não sabe, os radicais livres são conhecidos por causarem envelhecimento precoce e outras doenças como câncer.

Regula pressão sanguínea

goiaba do mato é rica em potássio (172 mg em cada 100 g), um vasodilatador capaz de reduzir a tensão nos vasos sanguíneos e artérias além de diminuir tensão no sistema cardiovascular. É muito importante para quem sofre de pressão alta.

Aliada para quem quer emagrecer

Por ter poucas calorias em cada 100 g e grande quantidade de fibras solúveis, é uma ótima aliada para quem está fazendo dieta para emagrecer. As fibras vão dar saciedade fazendo a pessoa comer menos. Contém 13 g de carboidratos, quase a mesma quantidade da banana.

Como comer feijoa?

A feijoa tem que ser mantida na geladeira quando está madura, pois estrada muito rápido na temperatura ambiente! Ela está madura quando a polpa está clara, quando começar a estragar vai aparecer marrom próximo ao centro da fruta. Não coma se ficar mais da metade marrom.

A casca pode ser comida, mas as pessoas preferem abrir ao meio como um mamão. Depois remover sementes e comer apenas a polpa que fica entre a casca e as sementes (remova a polpa com uma colher). Para quem quer comer mais fibras o aconselhável é comer com a casca. Se for comer com casca, corte em pedaços menores que fica melhor para comer.

Pode ser comida ao natural, como suco, junto com salada, adicionada em bolos ou fazer geléias, sorbet e coisas do tipo.

Como comprar feijoa?

No Brasil a época de colheita é final de março e vai até julho, mas não é fácil de encontrar nas lojas, principalmente se você não mora na serra gaúcha. Procure em lojas de frutas exóticas.

Malefícios da feijoa

Por enquanto não se sabe de nenhum malefício nem contraindicação desta fruta que vem fazendo sucesso. Portanto se estiver grávida ou amamentando fale com médico antes de comer.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.