Benefícios da manteiga de karité

Conheça agora os benefícios da manteiga de karité e se ela tem algum malefício ou contraindicação de uso.

A manteiga de karité é extraída das castanhas do carité, uma árvore que cresce nas savanas da África Ocidental e outros locais como Congo, Uganda, Camarões, Costa do Marfim e outras. Vem fazendo muito sucesso por seus benefícios para pele, cabelo e saúde, está presente em vários produtos de beleza.

Benefícios da manteiga de karité

Atenção! Tente usar a manteiga de karité natural, não use a refinada! Somente ela crua mantém as propriedades terapêuticas. Quando ela é processada ela perde quase todas suas propriedades de cura e benefícios. Compre com fornecedor confiável.

Propriedade hidratante

A manteiga de karité funciona como emoliente, ajuda a suavizar e hidratar a pele. É muito usada como hidratante para pele seca e eczema, além de amaciar a pele seca e rachada dos calcanhares, cotovelos e joelhos. Também pode ser usada no tratamento do couro cabeludo seco, lábios rachados.

Benefícios da manteiga de karité
Benefícios da manteiga de karité

Anti-inflamatório natural

Possui propriedades anti-inflamatórias naturais que podem curar arranhões, cortes e queimaduras, além de aliviar queimadura do sol, assadura, picadas de mosquito, alivia dor da fadiga muscular e artrite.

Estudos mostraram que a manteiga de karité reduziu inflamação em ratos com edema, com uma redução de 45% da inflamação após receberem compostos da gordura.

Estudos também mostraram que ela pode ser usada como congestionante nasal. Os participantes da pequisa usaram de duas a quatro aplicações de manteiga de karité  na região nasal e em 12 a 24 horas eles mostraram melhora da inflamação, congestão e danos no nariz.

Manteiga de karité tem propriedades antienvelhecimento

Seus altos níveis de ácidos oléico, linoleico e esteárico, além de vitaminas A e E, são eficazes no combate ao estresse oxidativo. Estes são causados pelas toxinas do ambiente nas células da pele. Ajuda a pele a ficar mais saudável, elástica e firme produzindo novas células, reconstruindo e rejuvenescendo o colágeno, prevenindo contra o envelhecimento.

Ajuda a reduzir o colesterol

A mateiga de karité é comestível assim como o óleo de coco, sendo muito usada na África para preparar alimentos. Ela é rica em ácido esteárico, tipo de ácido graxo saturado que ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Ajuda contra diarréia

Muito usada na África para tratamento de diarréia por conter propriedades que ajudam a melhorar os sintomas.

Como usar manteiga de karité na pele?

A dica para passar na pele é misturar com mel e óleo de semente de uva. Uma colher de sopa de manteiga para uma colher de sopa de mel e 4 gotas de óleo de semente de uva. Misture tudo muito bem, passe no rosto e deixe 10 minutos. Depois lave com água morna.

Malefícios e contraindicações

Por enquanto não se sabe se a manteiga de karité tem algum maelfício ou efeito colateral. Ela parece ser segura para ser ingerida ou colocada no corpo por períodos pequenos. Ainda não se sabe qual o efeito do uso prologado da manteiga na pele. Se sentir algum sintoma estranho ou tenha coceiras pare de usar imediatamente!

Atenção! Pessoas que sofrem de acne não devem passar esta manteiga pois ela bloqueia os poros assim como o óleo de coco, é comedogênico.

Grávidas ou mulheres que estão amamentando não devem comer nem passar na pele, a não ser que o médico permita. Portanto evite.

Também não se tem estudos sobre o efeito em crianças. Provavelmente é segura para elas. Mas mesmo assim fale com o pediatra antes de colocar na pele da criança ou dar na comida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.