Hoje convidamos você a conhecer os principais benefícios do inhame para a saúde.

O inhame é semelhantes a batata doce, mas os dois não têm relação. Ele é maior em tamanho e tem pele espessa meio amarronzada. É uma fonte de energia natural, cada 100 g do legume costuma ter 118 calorias.

Além disso é composto principalmente de carboidratos completos e fibras solúveis, e excelente fonte de vitaminas do complexo B. Veja agora quais os benefícios do inhame para a saúde e se ele tem algum malefício.

Benefícios do inhame para a saúde

Protege vasos sanguíneos e coração

O inhame é rico em vitamina B6, uma vitamina que é necessária para nosso corpo quebrar aminoácido homocisteína. Se a pessoa tiver homocisteína demais no sangue, tem mais chance de ter ataque cardíaco e hipertensão.

A falta de vitamina B6 no sangue causa cansaço, sonolência, anemia, problemas do sistema nervoso e outros.

Inhame ajuda a perder peso

É isso mesmo, o inhame tem poucas calorias em uma xícara, além disso é rico em vitamina B6, vitamina C e fibras. Ele vai dar energia, ajudar a metabolização de nutrientes e tirar a fome, pois as fibras deixam a pessoa saciada.

Benefícios do inhame para a saúde
Benefícios do inhame para a saúde

Inhame é rico em antioxidantes

O inhame contém antioxidantes saudáveis que têm propriedades anti-inflamatórias. O betacaroteno e vitamina C trabalham juntos para destruir os radicais livres que podem causar câncer e outros malefícios para o corpo.

Inhame tem baixo índice glicêmico

De acordo com estudos realizados, pessoas com diabetes podem comer inhame sem se preocupar com o aumento dos níveis de açúcar no sangue. Seu baixo índice glicêmico indica que ele eleva o nível de açúcar lentamente ajudando a manter a glicemia controlada e perfeito para quem quer perder peso. Muito melhor para saúde do que os alimentos que aumentam os níveis rapidamente como o açúcar comum e outros derivados.

Ajuda o sistema digestivo e movimento intestinal

Por ser rico em fibras solúveis o inhame é ótimo para o sistema digestivo. Além de tirar a fome, as fibras ajudam a se livrar de bactérias prejudiciais, limpando o intestino e ajudando a acabar com a constipação.

Inhame é bom para pele e cabelo

O inhame ajuda a produzir o colágeno no nosso corpo, um composto importante para ajudar a manter a pele firme, elástica e saudável. Além disso os antioxidantes presentes ajudam na regeneração da célula.

Por ser rico em betacaroteno ele ajuda a promover o crescimento do cabelo. Sem betacaroteno o cabelo pode ficar seco e sem vida.

Alivia sintomas da TPM e menopausa

Ele contém nutrientes que ajudam a aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual e é bom para mulheres que estão passando pela menopausa.

Malefícios e contraindicação do inhame

Não existem estudos sobre o efeito do inhame no apetite sexual do homem e da mulher. Mais estudos precisam ser realizados nesta área.

O inhame parece ser seguro para a maioria das pessoas, para comer e aplicar na pele. Mas se a pessoa comer quantidades muito grandes pode causar vomitos. Comer muita quantidade também não vai ajudar a emagrecer, pelo contrário, vai fazer engordar.

Mulheres grávidas ou amamentando devem falar com o médico antes de comer.

Pessoas com deficiência de proteína S, que tem maior risco de formação de coágulos no sangue, devem evitar o consumo do inhame, pois ele pode agir como estrogênio. Evite o consumo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.