Alface benefícios e malefícios para a saúde


Em alface benefícios e malefícios para a saúde vamos falar mais sobre a alface, se ele dá sono e emagrece. Você conhece os principais benefícios e malefícios da alface para a saúde? Então preste atenção neste post e entenda como esta hortaliça pode ser importante para sua saúde!

A alface é uma das hortaliças aliadas na perda de peso pois traz vários benefícios para a saúde, tem pouquíssimas calorias e é rica em proteínas. Existem muitas variedades de alface e nem todas têm o mesmo valor nutricional.

A variedade mais recomendada na alimentação, por conter os maiores valores nutricionais, é a Alface-romana, portanto dê preferência para este tipo.

Alface benefícios e malefícios para a saúde

Alface-romana é rica em agente anti-inflamatório

É uma excelente fonte de antioxidantes vitamina A e vitamina C, que têm um papel importante em manter o funcionamento de várias partes do corpo. Elas combatem radicais livres responsáveis pelo desenvolvimento de doenças como câncer, artrite e doenças do coração. A vitamina A combate a inflamação e estresse oxidativo, que pode causar danos aos tecidos e células.

Alface-romana melhora saúde do coração

Ela é rica em ácido fólico, também conhecido como folato, um tipo de vitamina B que é usado pelo corpo para converter a homocisteína. Quando ela não é convertida acontecem problemas cardíacos, o nível elevado de homocisteína eleva o risco de angina.

Além disso a vitamina C e betacaroteno trabalham juntos para prevenir a oxidação do colesterol, assim prevenindo contra a formação de placas nas artérias.

Alface benefícios e malefícios para a saúde
Alface benefícios e malefícios para a saúde

Alface-romana previne a perda óssea

Ela é rica em vitamina K, uma vitamina que ajuda a aumentar a densidade óssea pois ajuda na fixação do cálcio. Em alguns casos de osteoporose o médico recomenda suplemento de vitamina K.

Ajuda a emagrecer

Por ter poucas calorias, carboidratos e gordura é um super aliado na dieta, pois você pode comer sem culpa. A água e fibras presentes dão saciedade e fazem o corpo se livrar do inchaço.

Ajuda a combater o câncer e melhora imunidade

Rica em vitaminas A e C ajuda a prevenir contra vários tipos de câncer, controlando as células malignas do corpo e protegendo contra danos do DNA.

Além de prevenirem contra doenças estas vitaminas também aumentam a imunidade. A vitamina A está envolvida em várias funções do sistema imunológico. Ajuda a combater infecções e nutre o sistema digestivo para ele absorver adequadamente os nutrientes dos alimentos e defender contra bactérias nocivas. Já a vitamina C reduz inflamação, auxilia na saúde digestiva e ajuda na absorção dos nutrientes, além de ajudar o corpo a combater resfriados e gripes.

Ajuda a dormir

É verdade, a alface tem um fitonutriente chamado Lactucarium que ajuda a induzir o sono, diminui dor e promove relaxamento.

Quem não quiser comer salada de alface antes de dormir, pode fazer chá de alface. É só colocar as folhas de alface na água quente. Deixe 10 minutos, depois beba. Se quiser adicione mel para dar um gostinho melhor.

Efeitos colaterais, malefícios do alface

Não existem efeitos colaterais da alface, uma vez que ela é feita, em sua maioria, de água. Por conter betacaroteno, algumas pessoas que comerem quantidades absurdas podem manifestar a carotenodermia. Condição que deixa a pele amarelada, mas é só diminuir a quantidade que a cor da pele volta ao normal.

O perigo está nos pesticidas utilizados pelas empresas, por isso é importante lavar bem as folhas antes de comê-las.

Algumas pessoas podem ter alergias à alface, portanto verifique antes de comer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.