No calor do verão não temos vontade de comer alimentos pesados, muitas pessoas até aproveitam esta época do ano para começar uma dieta ou trocar a alimentação para coisas mais saudáveis. Se o calor for extremo pode ocorrer desidratação e deficiências de vitaminas. Por isso é importante saber o que comer durante o verão, quais os alimentos mais recomendados para o calor.

O que comer durante o verão

Coma frutas da estação

Sim, as frutas do verão são as mais recomendadas pois estarão mais baratas e mais maduras, docinhas. Estas são as frutas do verão:

  • Abacaxi
  • Abacate – rico em gordura monoinsaturada, previne doenças cardiovasculares e controla colesterol
  • Ameixa
  • Banana-maçã
  • Banana-nanica
  • Carambola
  • Coco verde
  • Figo
  • Framboesa
  • Fruta do conde
  • Goiaba
  • Jaca
  • Laranja-pera – rica em potássio, no verão perdemos potássio no suor com risco de ter câimbras
  • Limão
  • Maçã – rica em fibras
  • Mamão
  • Mangostão
  • Maracujá
  • Melancia – ótima fruta para se manter hidratado e refrescado, além de ajudar a se manter satisfeito por causa das fibras
  • Melão – assim como a melancia é ótima para se manter hidratado e rica em fibras, além de ter poucos carboidratos
  • Nectarina
  • Pera – rica em fibras
  • Pêssego – ricos em fibras, carboidratos e potássio além de vitamina B e vitamina A
  • Seringuela
  • Tangerina
  • Uva
O que comer durante o verão, alimentos para calor
O que comer durante o verão, alimentos para calor

Coma tomate

Além de ser legume da época, os tomates são repletos de antioxidante e vitamina C, além de conter grandes quantidades de licopeno, que ajuda no combate à doenças crônicas como câncer. Para fazer mais efeito aqueça o tomate na frigideira com um pouco de azeite extra virgem.

Coma abobrinha

A abobrinha também é um alimento da safra, além disso contém pectina, uma fibra que está relacionada à saúde do coração e redução de colesterol.

Coma iogurte

Os iogurtes, principalmente os naturais integrais, são ricos em proteínas e ajuda a deixar saciado, para comer menos. Além disso são ricos em probióticos, uma bactéria benéfica que ajuda a manter o sistema digestivo regulado.

Coma salada de couve, espinafre e outras folhas verde-escuras

Aproveite para comer salada de folhas-verde escuras como couve e espinafre, eles são ricos em carotenóides que o corpo converte em vitamina A, protege a pele contra danos do sol, reparam a pele escamosa e seca.

Alimentos para adicionar na salada

Além da couve e espinafre, você pode deixar a salada mais rica adicionando cenoura, melão, melancia, tomate, alho-poró, beterraba, pepino, nabo e outros legumes e verduras da safra da estação como agrião, aipim, batata-doce, pimentão, rabanete, cebola, cebolinha etc.

Salmão e outros peixes

Dê preferência para carne de peixe, principalmente salmão, que é rico em Ômega 3, traz benefícios para o coração e o cérebro.

Não exagere, coma quando estiver com vontade

Sim, se você não estiver com vontade de comer não coma, pode pular uma refeição, a não ser que tenha algum problema de saúde como, por exemplo, diabete. Esta é a época do ano que as pessoas comem menos por causa do calor. Isto por que o corpo tenta regular a temperatura do nosso corpo reduzindo as funções que geram calor como a digestão.

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