O calor em algumas cidades do Brasil pode ser angustiante para os adultos, imagine para um bebê! O calor pode causar desidratação e riscos à vida da criança. É por isso que mamães e papais precisam ter cuidados com os bebês durante o verão. São precauções que precisam ser tomadas para não prejudicar a saúde do bebê.

Cuidados com os bebês durante o verão

Proteja o bebê no sol

Bebês com menos de 6 meses não devem ficar em contato direto com o sol. A pele deles contém pouquíssima melanina, ou seja, não possuem tanta proteção contra os raios solares. Não é recomendado nem o uso de protetor solar pois o bebê pode ter reação.

Bebês um pouco mais velhos devem ser mantidos o mais longe do sol possível, principalmente entre 10 horas da manhã e 4 horas da tarde. Caso saia de casa no calor, coloque um guarda-sol para proteger o bebê.

Aplique protetor solar com, no mínimo, fator 15, e que contenha filtro raios UVA e UVB.  Passe a cada duas horas. Algumas empresas criaram protetor solar especial para bebês e crianças pequenas. No final do dia passe creme hidratante no bebê.

Cuidado com a desidratação

É muito importante que os bebês tomem bastante líquido para não ocorrer desidratação.

Bebês que ainda estão amamentando não precisam de água, mas amamente o bebê mais vezes para ele não fica desidratado.

Os que mamam na mamadeira podem tomar água fresca na mamadeira, pode ser água filtrada se for confiável ou água fervida, se não conhecer a procedência. Caso o bebê acorde de madrugada e já tomou leite, pode dar um pouquinho de água para ele refrescar.

Bebês com mais de 6 meses podem tomar suco de frutas ou pedrinhas de gelo durante o dia.

Cuidados com os bebês durante o verão
Cuidados com os bebês durante o verão

Mantenha o bebê fresco

Se tiver piscina infantil coloque o bebê para se refrescar enquanto brinca. Deixe a piscina na sombra quando o tempo estiver quente demais. Fique de olho no bebê para não ser perigoso.

Antes de dormir dê um banho morno para frio no bebê.

Deixe o quatro sempre fresco mantendo as cortinas fechadas para não bater sol. Pode usar ventilador para circular o ar, mas nunca coloque-o virado para o bebê.

Coloque pouca roupa na hora de dormir. Se o bebê costuma se mexer demais, deixe ele apenas de fralda e enrole-o no lençol de forma que o lençol não se solte e ele corra risco de sufocar durante a noite. Os bebês dormem melhor em uma temperatura entre 16 e 20ºC.

Tenha cuidado com ar condicionado, evite o uso, pois a mudança de temperatura pode trazer problemas para o bebê! Além disso o ar condicionado pode causar problemas respiratórios na criança como bronquite, alergia, rinite, principalmente se não estiver bem limpo.

Como vestir o bebê durante o verão

Normalmente a temperatura do bebê é entre 36 e 37ºC, se a temperatura estiver 37,5ºC pode ser que ele esteja com muita roupa. Remova alguma peça de roupa e vá para um ambiente mais fresco, verifique se a temperatura baixou.

Se estiver calor demais não coloque meias nem chapéu, a não ser que vá pegar sol. Os bebês têm uma capacidade de suar limitada, apenas suam pelo pescoço, mãos, pés e cabeça. Por isso eles podem superaquecer muito rápido.

Verifique o que você estiver usando. Você está aguentando a temperatura com apenas uma camiseta e short? Então seu bebê ficará confortável com o mesmo tipo de roupa. Dias quentes demais coloque no bebê macacão de algodão de manga curta que fecha embaixo da virilha. Se estiver tão quente que você gostaria de estar de calcinha e sutiã ou cueca, deixe o bebê de fraldas.

Dê preferência para tecido de algodão macio pois deixa a pele respirar. Não use tecido sintético, nem nylon nem poliéster.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.