Como comer poucas calorias? O que posso ingerir sem me preocupar?

A maioria das pessoas não sabem, mas estão comendo uma quantidade muito grande de calorias sem necessidade. Daí surgem os problemas de excesso de peso e obesidade além de complicações como diabetes tipo 2, problemas de coração e alguns tipos de câncer. Mas como ingerir menos calorias e não ficar com fome?

Como comer poucas calorias

A quantidade de alimento que precisamos ingerir para que nosso corpo funcione corretamente, vai depender de vários fatores como altura, idade, gênero e quanto exercício físico você faz. Para manter um peso estável precisamos consumir o que gastamos em energia. O recomendado para os homens é comer 2500 calorias por dia e mulheres 2000 calorias. Mas quem quer perder peso o recomendado é comer 600 calorias a menos que o recomendado, se não for ativo deve-se diminuir mais ainda o consumo de calorias.

Para comer poucas calorias existem algumas dicas úteis que você pode aplicar no dia a dia:

  • Troque as bebidas cheias de açúcar por água com fatia de limão, sim, água com limão é muito boa para saúde
  • Troque a frigideira pela grelha quando fizer carne, assim não será preciso adicionar óleo, ou então troque por uma frigideira com antiaderente
  • Se não aguentar ficar sem comer coisas fritas, utilize a fritadeira a vapor airfryer
  • Troque os molhos cremosos por molho de tomate ou vegetais em massas ou carnes
  • Coma pães integrais e cereais integrais, eles digerem mais lentamente e vão te manter saciada por mais tempo
  • Coma bolos, biscoitos e doces apenas em dias especiais
  • Leia os rótulos dos alimentos, verifique tanto calorias quanto açúcar e carboidratos
  • Evite consumir álcool, se possível beba apenas em ocasiões especiais
Como comer poucas calorias, ingerir menos calorias
Como comer poucas calorias, ingerir menos calorias

Dê preferência para alimentos naturais, legumes, verduras e frutas, tente evitar ao máximo os ultraprocessados.

Ingerir menos calorias emagrece?

Sim, quando você diminui o consumo de calorias você irá perder peso, principalmente se unir a diminuição de calorias com exercício físico. Se diminuir o consumo de carboidratos junto com as calorias, o emagrecimento será maior ainda. Aprenda a fazer receitas low-carb para café, almoço e jantar.

Como consumir menos calorias e não ficar com fome?

Existem algumas dicas que você pode seguir para não ficar com fome:

  • Coma alimentos que contenham bastante água pois eles dão saciedade. Por exemplo, melão, melancia, alface, pepino, tomates. Tente comer salada antes das refeições, você se sentirá mais saciado e comerá menos calorias na refeição.
  • Coma alimentos ricos em fibras pois levam mais tempo para digerir deixando a pessoa saciada por mais tempo. Alguns exemplos são brócolis, couve-flor, trigos integrais etc.
  • Substitua alimentos com muitos carboidratos por proteínas ou com menos carboidratos. O carboidrato se quebra em glicose no sangue mais rapidamente e acaba deixando com fome mais rápido. Ao invés de comer duas fatias de pão coma uma, tente cortar o açúcar das bebidas, troque o pão por ovos etc

Quais alimentos são recomendados?

É aconselhável que a pessoa sempre dê preferência para legumes, verduras, frutas e proteínas. Tente cortar os alimentos processados pela indústria. Seguindo uma dieta rica em verdura e legumes associados à proteína é possível emagrecer sem ficar com fome. Também não exagere nas frutas, elas são a sobremesa da natureza, ricas em açúcar.

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