Onde doar cabelos

A doação de cabelos hoje já se tonou uma realidade em todo o país. Este ato ajuda a viabilizar a confecção de perucas totalmente gratuitas que são entregues a pessoas que sofrem com os efeitos da quimioterapia. Neste post, mostraremos onde doar cabelos e o que é necessário para ajudar.

A perda dos fios é um dos sintomas do tratamento de câncer que mais pode atingir os pacientes. Ele afeta logo a autoestima e isto pode desencadear outros quadros como a depressão. Por isso, a confecção de perucas gratuitas ajuda a pelo menos, amenizar este lado.

O tratamento faz com que não só as células doentes sejam atingidas, mas também as saudáveis. Os folículos capilares são prontamente atingidos. Cerca de 21 dias depois da primeira sessão de remédios, já é possível notar a queda de cabelo, que volta a crescer cerca de 90 dias depois do final do tratamento.

Muitas pessoas pensam que cabelos tingidos ou com química não podem ser doados. Muito pelo contrário. Qualquer cabelo desde que limpo e seco, é bem-vindo. Existem algumas regrinhas, que são bem simples e qualquer um pode ajudar.

O que é necessário e onde doar cabelos

Para saber onde doar cabelos na sua cidade, é necessário procurar ONGs e associações de apoio a pacientes com câncer na sua cidade. Não é muito difícil de encontrar. Em alguns casos, o próprio cabeleireiro pode te orientar. Neste link, é possível encontrar o endereço de alguns locais onde é possível realizar uma doação de cabelos.

Como fazer para doar cabelos?

Onde doar cabelos

Já mencionamos antes, mas não custa reforçar. Não há qualquer problema em doar cabelos tingidos ou com alguma química aplicada. O mais importante na hora da doação, é avisar ao quem irá realizar o corte, que o cabelo será destinado para doação.

cabelo precisa estar bem seco e limpo. Os fios não podem estar úmidos pois neste caso correm o risco de mofar e desta forma não podem ser usados para a confecção das perucas. Inclusive a secagem não deve ser feita com secador ou chapinha e sim, naturalmente.

O corte deve ter pelo menos dez centímetros de comprimento e devem ser presos com um elástico, cerca de um dedo abaixo do corte. Feito isso, é necessários acondicionar os fios em um saco plástico e encaminhados para doação. Em hipótese alguma os fios devem cair no chão ou entrar em contato com qualquer substância para evitar a contaminação.

Agora que você já sabe onde e como doar cabelos, sempre que possível procure ajudar a quem precisa. Seja você doando ou incentivando alguém a doar. Com certeza irá ajudar alguém a amenizar um momento tão difícil.