Como fortalecer cabelos finos e fracos

Você anda procurando uma saída para fortalecer cabelos finos e fracos? Bom, você não está sozinha. Muita gente procura todos os dias uma solução para deixar os cabelos com mais saúde e principalmente sem gastar uma fortuna.

Foi pensando em resolver este problema que fomos procurar algumas dicas para lhe ajudar a dar uma outra vida para os cabelos, sem precisar gastar fortunas com salões de beleza ou então com produtos extremamente caros.

O primeiro sinal de que algo anda errado com os cabelos é quando eles já aparecem fracos, quebradiços, sem vida e com uma queda acentuada de fios. É normal perdermos alguns fios todos os dias, mas quando a quantidade é muito grande, isto pode ser um sinal de alerta.

Diversos fatores podem implicar na saúde dos cabelos. Uma alimentação não muito adequada, a exposição dos cabelos ao calor, frio, vento, poeira, uso excessivo de produtos químicos, problemas hormonais e até a questão genética. Sendo assim, se você já fez de tudo e não conseguiu resultado para resolver o problema, o ideal seja procurar um profissional qualificado para apurar a causa dos cabelos tão fracos. O fato é que na grande maioria dos casos dedicar um tempo a mais para os seus cabelos já resolve o problema.

O que fazer para fortalecer cabelos finos e fracos

Tratamento para cabelos finos e fracos

Separamos algumas dicas que quase sempre ajudam a fortalecer cabelos finos e fracos. A grande maioria delas não exige nada muito difícil ou procedimentos caros. É importante que separe um tempo na sua semana para dedicar ao tratamento dos cabelos. Por mais corrida que nossa vida seja, em casa mesmo dá para conseguir excelentes resultados.

Faça uma hidratação nos cabelos pelo menos uma vez por semana

Às vezes pode nem parecer, mas os cabelos precisam de hidratação constante. Não importa se você usa o melhor shampoo do mercado ou lava o cabelo todos os dias. É preciso separar um momento na semana e fazer uma hidratação mais aprofundada para que o couro cabeludo absorva os nutrientes e seu cabelo ganhe mais saúde.

Use o creme de hidratação da sua preferência, mas procure também adicionar outros produtos como óleo de coco, Bepantol líquido, óleo de argan ou outras vitaminas que são essenciais para a saúde dos fios.

babosa também é um excelente ingrediente natural e barato que pode ajudar muito na hidratação dos fios.

fortalecer cabelos finos e fracos

Melhore a sua alimentação

A alimentação influi diretamente na saúde dos cabelos. Sendo assim, procure ingerir alimentos mais naturais como frutas, legumes, verduras e evite alimentos ultraproessados e industrializados em excesso. Isto não significa que você não deve comer nunca, mas sim não deixar que estes tipos de alimentos sejam a base da sua alimentação.

Se possível, procure um nutricionista para que este possa elaborar um plano alimentar de acordo com suas necessidades e ainda acrescentar suplementos de vitaminas que podem fazer toda a diferença no seu tratamento. Vale lembrar que só se deve ingerir suplementos com orientação médica ou de um nutricionista. Vitaminas em excesso também podem causar intoxicação e trazer malefícios para a saúde.

Mantenha o seu cabelo sempre limpo

A higiene dos cabelos é fundamental para manter a sua saúde em dia. Manter o cabelo sujo por muito tempo faz com que a sujeira vá se acumulando no couro cabeludo favoreça ainda mais a queda. Lavar os cabelos todos os dias não faz mal algum.

Lembre-se também de usar shampoo e condicionador que sejam indicados para o seu tipo de cabelo. Isto faz muita diferença no resultado final.

Não durma com o cabelo molhado

Assim como é importante manter o cabelo sempre limpo, também é muito importante que não se durma com o cabelo molhado. Nada de prender o cabelo enquanto ele está molhado também! A umidade favorece a proliferação de fungos e o aparecimento da caspa.

fortalecer cabelos finos e fracos

Proteja os cabelos da ação do sol e de outros fatores

Procure adicionar a sua rotina de cuidados com os cabelos um creme do tipo “leave-in”, ou seja, sem enxágue. Depois de lavar o cabelo normalmente com o shapoo e condicionador de sua preferência, aplicar um leave-in faz com que se crie uma película nos fios que vai proteger os cabelos da ação do sol e também da ação de outros fatores externos como a poluição e a poeira.

Use secador, chapinha e outros acessórios do tipo somente quando necessário

secador e a chapinha podem ser os melhores amigos de muitas mulheres, mas expor os cabelos ao calor excessivo pode prejudicar bastante a saúde dos fios. Use este tipo de acessório somente quando for necessário e se possível sem usar temperaturas extremamente altas. Procure aplicar também um protetor térmico que vai formar uma blindagem nos fios, impedindo a exposição das cutículas capilares e a quebra dos fios. Outra grande vantagem do protetor térmico é aumentar a durabilidade da escova, alisamento ou penteado.

Use boas escovas de cabelo

Pode parecer bobo, mas usar escovas de cabelo de boa qualidade podem trazer total diferença para a saúde dos seus cabelos. Caso não saiba como escolher uma, procure uma loja especializada em produtos para cabelo e peça ajuda da profissional do local. Além de durar mais, elas não destroem os fios.

É simples mudar alguns hábitos para fortalecer cabelos finos e fracos. Muitas vezes eles parecem sem vida justamente por não dedicarmos um tempo para o cuidado do jeito que ele “merece”. Conforme informamos, se mesmo depois destes cuidados, os resultados não aparecerem, é preciso apurar a causa para que se tenha o tratamento correto. Os cabelos também podem dar sinais de algo anda errado com nossa saúde. Cuide de você.