Benefícios da própolis para a saúde

Para quem não sabe, a própolis é obtido das abelhas assim como o mel. As abelhas colhem resinas de broto e flora que, ao entrarem em contato com as enzimas de sua saliva, sofrem alteração e viram a propólis. São dois tipos produzidos, o betume usado para vedação e fixação da colméia, e o bálsamo usado para limpeza dos alvéolos. Diversos estudos já verificaram os benefícios da própolis para a saúde, destacaremos alguns destes benefícios neste post.

Benefícios da própolis para a saúde

Própolis ajuda a combater o câncer

Diversos estudos vêm sendo feitos com a própolis relacionada ao câncer. Um deles testou sua eficácia contra células de câncer do cólon, e descobriram que a própolis fez as células de câncer morrerem por necrose, interrompendo o envio de sangue apenas para as células cancerígenas, sem interferir nas células saudáveis. Mas ainda é preciso mais estudos relacionados a este tipo de câncer. Seus efeitos sobre o câncer de próstata também foram analisados, onde houve um aumento das morte das céulas cancerígenas, sugerindo seu importante papel na quimioprevenção do câncer de próstata.

Outro estudo recente verificou os efeitos dos extratos de própolis da região norte da Tailândia no crescimento de células cancerígenas. Os extratos tinham alta atividade antioxidante além de altas quantidade de compostos fenólicos e flavonóides. E demonstraram atividade anticacerígena, estendendo a sobrevivência de animais que tinham tumores. Outros estudos relacionados ao câncer podem ser encontrados na PubMed.

Própolis previne e trata resfriados e dor de garganta

Estudos em jovens mostraram que o extrato de própolis pode prevenir naturalmente ou diminuir os resfriados incluindo dor de garganta. As crianças tratadas com própolis tiveram menos resfriados com sintomas crônicos ou agudos. Outro estudo mostrou os efeitos do própolis na gripe comum, as pessoas que tomaram própolis melhoraram duas vezes mais rápido do que as que tomaram placebo.

Própolis combate parasitas

Estudos mostraram que o extrato de propólis consegue combater o parasita Giárdia, formalmente conhecida como Giardia lamblia, que fica alojado no instestino. Ele conseguiu curar 52% das crianças infectadas e 60% dos adultos.

Benefícios da própolis para a saúde
Benefícios da própolis para a saúde, previne contra gripe

Própolis é antibacteriano, antiviral e antifúngico

Estudos mostraram as capacidades antibacterianas do extrato de própolis provavelmente pela alta quantidade de flavonóide. Ele consegue matar bactérias, vírus e fungos.

O extrato alcóolico de propólis conseguiu combater inclusive inflamações e candidíase relacionadas à dentadura. Estudos também revelaram que ele também é eficiente no combate à herpes bucal e genital.

Qual dose de própolis usar?

A dose dependerá de vários fatores como idade, saúde e outros condições da pessoa. Ainda não se tem estudos suficientes para afirmar as doses apropriadas, como é um produto natural deve-se ter cuidado com a dose que tomar. Siga as instruções que seu médico indicar.

Efeitos colaterais e precauções

Não se tem notícias sobre contra-indicações e efeitos colaterais da propólis. Algumas pessoas podem ter reações alérgicas, principalmente se for alérgico à abelhas ou produtos relacionadas a ela.

Mulheres grávidas ou lactantes devem evitar o uso. Alguns médicos também não recomendam pessoas com asma a tomar propólis. Nem pessoas que tenham problemas de coagulação sanguínea devem tomar, pois a propólis possui certos produtos químicos que retarda a coagulação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.