Como cuidar de cabelos secos e quebradiços

Cuidar de cabelos secos e quebradiços é uma tarefa que você tem que incluir na sua rotina. Assim como você guarda (ou tenta) um tempo para o lazer, também deve incluir alguns minutos para tratar os fios e deixá-los com uma aparência mais saudável. Não é caro, nem difícil!

Desde pequena eu sofro para dominar meus cabelos. Sempre foram secos e quebradiços, não importava o que fazia. Lembro da minha minha mãe tentar de tudo, me levar no salão e tudo mais.

Nos primeiros dias, ele ficava lindo. Alguns dias depois, começava a ficar com uma aparência sem vida.

Os anos passaram e a experiência me fez aprender que não adianta fazer um procedimento nos cabelos hoje e esperar semanas ou meses para fazer novamente. Ele nunca vai ficar saudável assim. É preciso dedicar um tempo ao menos semanalmente para dar vida aos fios.

O resultado veio. Depois que passei a tirar um tempo todas as semanas na folga do trabalho, finalmente consegui domar o cabelo. Hoje, cuidar de cabelos secos e quebradiços já se tornou uma rotina pra mim.

O que fazer para cuidar de cabelos secos e quebradiços

Algumas pessoas, como era o meu caso, tem os cabelos secos por conta da genética. Toda a minha família materna sempre sofreu com isso, então era certo que eu não seria diferente. Agora outras, podem ter os cabelos secos por conta de alguns fatores externos como:

cuidar de cabelos secos e quebradiços
O secador se usado em excesso pode deixar os fios ainda mais secos!
  • Uso excessivo de química nos cabelos
  • Má alimentação
  • Muita exposição ao sol e a água do mar
  • Muito uso de secador, chapinha

Para cuidar de cabelos secos e quebradiços, você pode adotar as seguintes dicas:

Invista na hidratação uma vez por semana

Separe uma hora na sua semana para fazer uma hidratação profunda nos cabelos. Use um bom creme hidratante. Não precisa gastar muito em produtos caros. Existem muitos produtos com preço bem em conta que fazem um ótimo trabalho. A babosa por exemplo, é barata, pode ser encontrada em qualquer lugar e pode se tornar a melhor amiga dos seus cabelos.

Tome cuidado com a temperatura da água

Não há problema algum em lavar os cabelos todos os dias, porém sempre preste atenção na temperatura da água. A água muito quente pode deixar os cabelos ainda mais secos.

Use shampoo específico para cabelos secos

É importante usar um shampoo que seja específico para o seu tipo de cabelo. Muita gente acha que todo shampoo é igual, mas não é bem assim.

Use um “leave in” de boa qualidade

Após a lavagem, o uso de um creme para pentear, pode ajudar a manter os fios hidratados e macios por mais tempo. Existem cremes do tipo “leave in” com preço bem acessíveis e com muito boa qualidade.

É importante que o creme seja mesmo leave in. Condicionador não foi feito para ficar nos cabelos. Sempre enxague bem.

O óleo de coco pode fazer milagres

Aplicar o óleo de coco nos cabelos uma vez por semana pode fazer milagres. Ele hidrata os fios e tem propriedades anti fúngicas. Basta misturar uma colher de sopa no seu creme de hidratação favorito. Se não tiver creme, pode aplicar puro mesmo.

Ampolas de vitaminas são válidas

Invista também em ampolas de vitaminas. Elas são eficientes para trazer os nutrientes necessários aos fios.

Melhore sua alimentação

Sim, a alimentação influi diretamente na saúde dos seus cabelos. Procure investir mais comida de verdade. Você pode melhorar a alimentação da família e também ganhar mais saúde.