Como cuidar dos cabelos durante a gravidez

A maneira correta de cuidar dos cabelos durante a gravidez é com certeza uma das grandes preocupações das mulheres. Afinal, não é só a sua saúde que está em risco, mas também a do bebê.

É nessas horas que devemos ter alguns cuidados simples. E sim, dá para ficar com o cabelo lindo e saudável mesmo sem usar produtos químicos. Existem ingredientes naturais que hidratam e não fazem mal nenhum durante o período gestacional.

Sempre que tiver alguma dúvida, consulte sempre o seu médico. Ele é a pessoa mais indicada para esclarecer o que você pode ou não pode fazer.

Dicas para cuidar dos cabelos durante a gravidez

Cuidar dos cabelos durante a gravidez

Você não só pode como deve cuidar dos cabelos durante a gravidez. Por conta da agitação dos hormônios dentro de você e de todas as transformações, os fios podem reagir de maneira bem diferente da que você está habituada.

Evite o uso de produtos químicos

Alguns médicos até liberam a tintura para cabelos após o primeiro trimestre da gestação, mas é sempre aconselhável evitar ao máximo produtos químicos nos cabelos durante a gravidez, afinal, você não sabe a reação que pode ter. Existem outras formas de deixar os cabelos bonitos sem uso de tinturas e outros produtos químicos.

No caso de produtos químicos para hidratação e alisamento, você pode alternar para produtos naturais. É possível fazer um alisamento básico com maisena e leite e a hidratação pode ser feita com óleo de coco ou então a babosa (aloe vera). Produtos naturais vendidos na feira e em lojas de produtos naturais que podem trazer o mesmo efeito das químicas, sem correr o risco de alguma reação mais grave.

Caso não exista outra maneira e você precise mesmo colorir os cabelos, aguarde a liberação do seu médico e procure usar um tonalizante sem amônia.

Faça hidratação com mais frequência

Durante a gravidez, os fios tendem a ficar muito mais ressecados que o normal. Por isso, procure hidratar o seu cabelo mais vezes por semana.

Evite também o uso excessivo de chapinha e secador, pois eles ressecam ainda mais os fios. A água muito quente também deve ser evitada.

Leia também: Como hidratar os cabelos em casa

Cuide melhor da sua alimentação

Além de favorecer a sua saúde e a saúde do seu bebê, uma boa alimentação pode trazer resultados significativos para a saúde dos seus cabelos. Alguns alimentos podem aumentar a oleosidade ou trazer uma tendência maior de quebra. Converse com um nutricionista para que ele desenvolva um bom plano alimentar pra você.

Aproveite para fazer um corte que facilite a sua vida

Durante a gravidez, terão dias em que você se sentirá disposta em outros se sentirá mais cansada do que tudo. Então porque não aproveitar a época para fazer um corte diferente nos cabelos e que ainda facilite a sua vida na hora de cuidar deles?

Outros cuidados para cuidar dos cabelos durante a gravidez

Fique sempre de olho no comportamento dos seus cabelos. Talvez seja necessário trocar o tipo de shampoo, o tipo de escova, de pente. Como falamos lá no início, os hormônios ficam a mil e podem alterar o comportamento de tudo ao mesmo tempo.

No mais, converse sempre com seu médico antes de realizar qualquer procedimento que você precisar. Segurança para você é fundamental. Em caso de dúvidas, se não conseguir falar com um profissional, não faça nada! Existem riscos que não valem nem um pouco a pena.