Quais alimentos evitar para emagrecer?

Está querendo perder peso? Então com certeza uma das primeiras perguntas que você deve estar se fazendo é: quais alimentos evitar para emagrecer? Será que vou precisar passar fome?

Felizmente hoje ninguém precisa sofrer muito para emagrecer. Claro que a vida é feita de escolhas, mas uma dieta saudável geralmente te permite comer uma variedade de alimentos e consequentemente perder peso. Um bom exemplo disso é o estilo de vida low carb que sempre defendo por aqui.

Low carb não é para todos. O ideal é sempre procurar um profissional de nutrição porque é ele quem vai definir as quantidades de cada alimento que você pode ingerir. Mesmo assim, se você está no aguardo da sua consulta, pode pesquisar a lista de quais alimentos evitar para emagrecer e já ir se acostumando com a nova alimentação.

Então quais alimentos evitar para emagrecer?

Quais alimentos evitar para emagrecer
O açúcar é o maior vilão de qualquer dieta.

Açúcar

Se você quer realmente emagrecer, precisa deixar o açúcar de lado. De vez. Ele é um dos maiores venenos para o corpo humano e além de engordar, pode resultar em doenças crônicas como a diabetes. Leia o rótulo dos alimentos e veja que existem vários nomes diferentes para o açúcar. A indústria tende sempre a disfarçar para não perder vendas.

É importante frisar que até produtos diets e lights podem conter açúcar disfarçado. Mais uma vez reiteramos a importância de ler os rótulos.

Sucos de Frutas

Muita gente pensa que suco de fruta é saudável. Porém não é só o suco de caixinha que é o vilão. O suco natural pode conter um alto índice de frutose, pois para um copo de suco são necessárias várias unidades da fruta. Um copo de suco de laranja pode conter até nove colheres de chá de açúcar. E ainda tem gente que adoça!

Está com vontade de comer uma fruta? Coma ela inteira, sem transformar em suco! Desta forma você também ingere as fibras que são ótimas para saciedade e para facilitar a digestão.

Pães brancos

Ninguém foge de um pão francês quentinho, mas quando queremos perder peso, ele deve ser evitado na sua rotina. Dê preferência a pães integrais, mas somente aos que são integrais mesmo. Muitos oferecidos no mercado possuem farinha branca misturada com farinha integral. Como você fica sabendo se ele é realmente integral? Lendo o rótulo!

Outros alimentos que você deve evitar para emagrecer

  • Refrigerante (mesmo os zero)
  • Barrinhas de Cereais (Deve-se sempre observar a lista de ingredientes, inclusive das barrinhas de proteína)
  • Iogurtes Light
  • Cereais industrializados
  • Sopas prontas
  • Pratos industrializados ultraprocessados (prontos, congelados)
  • Biscoitos em geral (mesmo os tipo “fit”)
  • Bebidas alcoólicas

Basicamente, quem quer emagrecer deve comer comida de verdade e não ter medo disso. Não há necessidade de passar fome e de se passar horas sem comer. Aproveite também a consulta com o nutricionista para tirar todas as suas dúvidas.