Como cuidar de cabelos oleosos

Cuidar de cabelos oleosos pode ser uma tarefa chata, mas passa longe de ser uma tarefa difícil. No início, você pode achar que está tendo trabalho demais e poucos resultados, mas depois de algumas semanas, já é possível ver a diferença que simples cuidados podem fazer.

Neste post, traremos algumas dicas que podem tornar a sua tarefa de cuidar de cabelos oleosos um pouco mais fácil.

Dicas para cuidar de cabelos oleosos

Cabelos oleosos são aqueles que possuem um alto teor de oleosidade por conta da produção em excesso das glândulas sebáceas do couro cabeludo. Eles ficam com uma aparência como se estivessem úmidos o tempo todo.

Infelizmente, não tem como resolver este problema pra sempre, mas existem formas muito eficientes de amenizar os incômodos de quem tem cabelo deste tipo.

Como cuidar de cabelos oleosos

Usar shampoo e condicionador específicos para cabelos oleosos é importante

Por incrível que pareça, ainda tem gente achando que todo shampoo é igual. Só que não é. Cada um tem componentes específicos para aquele determinado tipo de cabelo.

Os que são indicados para cabelos oleosos, por exemplo, possuem componentes que atuam no couro cabeludo justamente para reduzir a produção das glândulas sebáceas.

Então, se você é daquelas que não presta atenção na hora de comprar o seu shampoo, melhor dar mais atenção a isso.

Lave o cabelo todos os dias

Ao contrário do que você já deve ter escutado por aí, não faz mal lavar os cabelos todos os dias, muito pelo contrário. Quem tem cabelos oleosos pode e deve lavar sempre os cabelos. Mas cuidado com a quantidade de condicionador e não durma com os cabelos molhados.

Ao lavar os cabelos, não use água muito quente

A água excessivamente quente, colabora para que o couro cabeludo deixe os fios ainda mais oleosos. Tente sempre lavar seus cabelos com a água morna ou a mais fria possível.

Cuidado também com o secador

Evite usar o secador em temperatura muito quente. Procure usar mais para secar os fios, evitando que o calor chegue ao couro cabeludo. Este calor pode aumentar a produção das glândulas sebáceas. Use sempre em temperatura baixa e somente quando for extremamente necessário.

Faça hidratação apenas nos fios

Quando for fazer hidratação nos cabelos, tome cuidado para não incluir o couro cabeludo. Aplique o produto apenas nos fios.

Evite o uso de “leave-in”, os cremes para cabelos sem enxágue

Assim como você jamais deve deixar condicionador nos cabelos após a lavagem, também deve evitar o uso de cremes “leave-in” ou os sem enxágue. Estes resídios podem evitar a “respiração” do couro cabeludo e aumentar consideravelmente a oleosidade.

Cuidado com determinados tratamentos caseiros

Cuidado com alguns tratamentos caseiros para cabelos oleosos que divulgam por aí. Álcool, vinagre e limão são extremamente agressivos para os fios e não resolvem em nada a questão da oleosidade. O limão inclusive, após exposição ao sol, pode causar queimaduras de até terceiro grau.

Tenha uma alimentação mais saudável

Tudo que você come pode intervir na saúde dos seus cabelos. Por isso procure fazer uma alimentação mais saudável, ingerindo mais frutas, legumes, verduras e comida de verdade.

Cuidado com o estresse

Tire momentos para relaxar. A correria da vida atual e os problemas aumentam o nível de estresse no organismo e podem levar ao aumento da oleosidade no cabelo. Sempre tente separar um momento no seu dia para relaxar e descansar a mente.

Procure um dermatologista

Se depois de usar o shampoo correto e outras dicas que apresentamos aqui, você não encontrar melhora, consulte um dermatologista. Ele poderá descobrir as reais causas do excesso de oleosidade e receitar até medicamentos para controlar o problema.

Possui mais alguma dica para ajudar a cuidar de cabelos oleosos? Compartilhe conosco na área de comentários.