Como melhorar o mau cheiro do corpo? Se você enfrenta este problema, então este post pode se tornar bem útil!

Para a maioria das pessoas basta tomar banho e usar um desodorante qualquer que elas ficam protegidas dos odores corporais inconvenientes.

Mas algumas pessoas sofrem com suor excessivo e cheiro ruim embaixo do braço que chega a incomodar. A verdade é que o odor corporal vai depender do que você come e bebe, além da roupa que você usa, e claro, da sua higiene corporal.

Veja agora como melhorar o mau cheiro do corpo, algumas pessoas conseguiram melhorar o odor apenas modificando o hábito alimentar.

Como melhorar o mau cheiro do corpo

Como melhorar o mau cheiro do corpo

Tome banho uma vez por dia

Sim, o banho ainda é o hábito mais recomendado para remover odores do corpo. É a maneira mais simples de remover suor e bactérias da pele, causadoras do mau cheiro. Para quem não sabe, o suor não tem cheiro, o problema é quando ele entra em contato com a bactéria da pele, fazendo as bactérias se multiplicarem e dando o mau cheiro.

Seque bem o corpo após o banho

O corpo úmido e quente é um terreno ideal para proliferação das bactérias causadoras de odores. Se achar que a toalha não está secando suficiente você pode usar secador de cabelo para ajudar a secar no sovaco e entre os dedos do pé.

Coma menos alho, cebola e comida apimentada

Sim, alho e cebola além de comidas apimentadas podem causar mau odores corporais. O alho quando esmagado ou cortado libera enzimas que se decompõem em uma sequência de compostos para eventulamente formar a alicina. Esta alicina é decomposta no corpo em um composto contendo enxofre que causa o cheiro persistente do alho.

Alguns médicos até confirmam que se você espremer um alho e esfregar no pé, depois esperar uns 30 minutos, você irá sentir o gosto de alho na boca. Isto acontece pois o alho passa pela corrente sanguínea, chega nos pulmões e acaba saindo no hálito, urina e suor.

A cebola também se decompõe em compostos de enxofre como o alho, causando mau cheiro em algumas pessoas. E a comida apimentada faz suar, liberando mais mau cheiro.

Como melhorar o mau cheiro do corpo, tomando banho e outras
Como melhorar o mau cheiro do corpo

Beba menos café

Isso mesmo, o café estimula o sistema nervoso central, estimulando a atividade das glândulas apócrinas. Isto faz você suar mais, liberando o mau cheiro.

Coma plantas ricas em clorofila

Alimentos como couve, espinafre e outras folhas verdes ajudam a melhorar o odor corporal pois a clorofila presente nelas é um desinfetante natural. Se não conseguir comer estas folhas você pode tentar um suco detox misturando elas.

Raspe os pelos das axilas

Os pelos no sovaco podem piorar o odor corporal por isso alguns médicos aconselham até os homens a rasparem o sovaco. O cabelo pode criar um ambiente pantanoso para as bactérias debaixo do braço. Como ele é poroso, absorve facilmente os odores, demorando mais ainda para o suor evaporar e sair o mau cheiro.

Pare de fumar

O cheiro de tabaco sai pela pele e faz com que o suor tenha mau cheiro.

Diminua o pH corporal

As bactérias causadoras do mau cheiro não gostam de ambiente ácido. Por isso esfregue vinagre de maçã ou álcool nas axilas quando não puder tomar banho ou necessite remover o mau cheiro rapidamente. O cheiro de vinagre irá sumir depois de alguns minutos.

Use desodorante ou antiperspirante

Passe dedorante ou antiperspirante depois do banho e antes de dormir. Passando antes de dormir ele vai conseguir penetrar na pele melhor, inibindo o mau cheiro.

É importante lembrar que algumas pessoas podem ter irritação com antiperspirante ou antitranspirante, portanto teste para saber se tem alguma alergia a eles. Quanto aos antitranspirantes causarem câncer de mama, ainda não se tem estudos suficientes sobre o caso.

Use sabonate antibacteriano

Em casos que apenas o banho normal não estiver adiantando, você pode tentar usar um sabão antibacteriano que ajuda a eliminar as bactérias causadoras do mau cheiro da pele.

Use solução de água oxigenada e água

Quando o cheiro estiver muito ruim e não sair com o banho, você pode fazer uma solução de água oxigenada e água. Misture uma colher de chá de água oxigenada 3% com 230 mL de água. Passe a mistura no suvaco, pés ou virilha usando uma toalhinha limpa e seca. A água oxigenada ajuda a matar as bactérias.

Mau cheiro no corpo pode ser doença?

Se você tem problema de transpiração excessiva, suor excessivo nas axilas, pés, couro cabeludo e outras partes do corpo, você pode ter uma condição conhecida como hiperidrose. O aconselhado é procurar um médico. Pois pode ser necessário outros tratamentos mais agressivos. Também existem problemas médicos que podem levar à transpiração excessiva. Por isso é importante procurar o médico, pois ele irá fazer o diagnóstico.

Outra condição, a bromidrose, causa odor corporal fétido difícil de controlar, normalmente nos pés, axilas e virilha. Se já tentou algumas dicas de como melhorar o mau cheiro do corpo e o cheiro ruim continua, consulte seu médico para tratamentos agressivos.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.