Como evitar doenças nas unhas

Evitar doenças nas unhas é fundamental não só para manter as unhas bonitas, mas também para evitar complicações de saúde.

Unhas machucadas ou com fungos, podem se tornar porta de entrada para as mais diversas doenças. Uma vez que uma bactéria entra no seu sistema sanguíneo, pode ocasionar diversas complicações.

Além disso, as doenças nas unhas podem trazer desconforto e causar uma baixa autoestima principalmente nas mulheres, que dão um valor muito grande para a beleza das unhas.

Algumas atitudes simples podem ajudar a evitar complicações nas unhas. São estas dicas que iremos compartilhar aqui com vocês.

O que você pode fazer para evitar doenças nas unhas

O que fazer para evitar doenças nas unhas

As micoses costumam ser a doença mais comum nas unhas. Mas outros tipos de infecções também podem aparecer principalmente nas pessoas que roem unhas ou então quando acontecem acidentes enquanto fazemos as unhas.

Outras doenças que podem aparecer nas unhas são:

  • Unhas encravadas
  • Infecções por bactérias
  • Infecções por vírus
  • Psoríase, que pode afetar as unhas
  • Hematomas
  • Unhas quebradiças

Tratamentos são longos, mas eficazes

É importante frisar que geralmente tratamentos para unhas são bem eficazes, podem um pouco mais longos. Isto acontece pois as unhas demoram um pouco mais a absorver as substâncias utilizadas no tratamento.

Para evitar doenças nas unhas, faça o seguinte:

Dicas para evitar doenças nas unhas

Seque bem as mãos e os pés após o banho ou quando estiverem molhados

A umidade se torna o ambiente perfeito para o aparecimento de micoses nas unhas. Sendo assim, é importante manter sempre as unhas dos pés e das mãos sempre secos.

-> Como remover micoses das unhas usando bicarbonato de sódio.

Sempre utilize os seus próprios itens de manicure

Vai fazer as unhas no salão de beleza? Vai receber a manicure em casa? Não importa. Jamais compartilhe itens de manicure. Tenha sempre seu próprio kit com alicates, cortadores, tesourinhas, lixas e não esqueça de esterilizar! Por mais cuidado que a profissional tenha, este tipo de material não deve ser compartilhado. Desta forma, você diminui o risco de contrair micoses ou até doenças mais graves como a hepatite.

-> Conheça o Curso Online de Manicure da Faby Cardoso. Aproveite para aprender ou aperfeiçoar suas técnicas.

Corte ou lixe as unhas buscando deixá-las sempre retas

Quando você faz um corte reto nas unhas, diminui as chances de que elas fiquem encravadas. Também não é recomendado o corte muito rente a pele. Unhas encravadas além de dor, podem gerar feridas que se transformam em portas para a entrada de doenças.

Tenha uma alimentação saudável

A alimentação influi em tudo no nosso organismo e isto também inclui as unhas. Elas necessitam de vitaminas, minerais e nutrientes provenientes dos alimentos. Então, procure ingerir mais vegetais e frutas na sua alimentação.

Tenha cuidado ao fazer as unhas e não retire a cutícula!

A cutícula serve para proteger a sua unha e não deve ser removida. O ideal é aplicar um hidratante e “empurrar” a cutícula com auxílio de uma espátula. Desta forma também você evita a retirada dos “bifes” que podem se transformar em feridas e em infecções mais sérias.

Evite roer as unhas

Ao roer as unhas você também pode causar feridas. E vale bater na mesma tecla que feridas podem se tornar portas de entrada de doenças. Principalmente se você sofre com doenças como a diabetes, o cuidado deve ser redobrado.

Viram como não é muito complicado evitar doenças nas unhas? Basta um pouco de cuidado, que você pode ter as unhas sempre saudáveis e bonitas.