Os vários “nomes” do açúcar

Depois que você aprende a ler o rótulo dos alimentos, fica muito mais fácil saber o que você está comendo, saber se aquele alimento é saudável ou não. Provavelmente você também já sabe que o excesso de açúcar na alimentação pode trazer consequências sérias para a saúde. Só que o que muita gente não sabe é que o açúcar pode aparecer de diversas maneiras nos produtos, inclusive naqueles que se dizem “zero”. Os vários “nomes do açúcar” nós iremos mostrar para você neste post.

Os vários “nomes do açúcar” que podem aparecer no rótulo dos alimentos

Os vários nomes do açúcar

Depois que a população começou a entender que o açúcar pode ser responsável por boa parte das doenças que aparecem por aí, a indústria tratou de se mexer. A quantidade de produtos “zero” e com redução de açúcar que apareceu no mercado é enorme. Mas será que os tais produtos zero não possuem mesmo nenhum tipo de açúcar?

É nessas horas que você precisa saber os diversos “nomes do açúcar”. Além da palavrinha “açúcar”, ele pode constar em um alimento com um dos seguintes nomes:

Glicose / Sacarose / Lactose / Frutose / Maltose / Dextrose / Maltodextrina / Glucose de Milho / Xarope de Malte / Açúcar Cristal / Açúcar invertido / Açúcar Mascavo / Açúcar de Confeiteiro / Caldo de Cana desidratado / Mel / Melado / Melaço / Xarope de Milho / Xarope de Guaraná / Açúcar de Beterraba / Açúcar Demerara / Açúcar Orgânico / Açúcar Magro / Açúcar Moreno / Açúcar Light / Agave

Todos estes nomes acima nada mais são do que… açúcar. Não existe açúcar saudável, um açúcar que faça “menos mal” que outro. Se ao ler o rótulo dos alimentos que você compra, encontrar algum dos nomes acima, ele possui sim açúcar. E isto acontece principalmente em produtos que insistem em dizer que são “Zero”. Veja o exemplo abaixo de uma gelatina “zero”:

Gelatina Zero - Matodextrina

Veja que é um produto que é vendido como “zero açúcar”, mas que possui maltodextrina na sua composição, que nada mais é que um açúcar disfarçado. Será que este é mesmo um produto saudável?

Se você está em processo de emagrecimento, deve evitar o açúcar e os seus disfarces a todo custo. Leia o rótulo! Isso com certeza fará uma diferença enorme na sua vida!

Veja também: O açúcar mascavo é mais saudável que o açúcar branco?