Quanto de água precisamos beber?

Quanto de água precisamos beber? É verdade que temos que medir a quantidade de água diária pelo peso corporal em Kg? Todas as pessoas devem beber 3 litros de água por dia? O importante que todos precisam saber é que, a quantidade de água necessária para se manter hidratado vai variar de acordo com condições ambientais e atividade física. Neste post vamos tirar algumas dúvidas sobre a água que precisamos consumir no dia a dia para nos mantermos hidratados.

Estamos cronicamente desidratados?

Vários estudos nos últimos 10 anos, vêm demonstrando que existe ligação entre a desidratação e a redução da função cerebral. A falta de água afeta concentração, memória e velocidade de processamento. Mesmo que a desidratação seja relativamente leve, pode ter impacto no bom funcionamento do cérebro. Além disso, a desidratação pode causar dor de cabeça, prisão de ventre e redução do desempenho atlético.

Alguns sites da web vêm sugerindo que uma alta porcetagem de pessoas estão cronicamente desidratadas. Mas a verdade é que não existe pesquisa científica válida que confirme esta afirmação. Portanto não passa de um boato/mito que estão espalhando pela web.

Quanto de água precisamos beber?
Quanto de água precisamos beber?

E então, quanto de água precisamos beber?

Não existe uma regra única para todas as pessoas. Como falamos no início do post, a quantidade de água necessária para cada pessoa é variável. Inclusive nem mesmo o Guia Alimentar da População Brasileira especifica esta quantidade, pois depende de fatores como idade, peso, as atividades físicas realizadas durante o dia, clima e a temperatura do ambiente.

Para algumas pessoas o consumo de 2,6 litros de água por dia pode ser suficiente. Mas se você tiver feito exercícios físicos, poderão ser necessários de três a quatro litros de água, ou até mais do que isso.

Esses 2,6 litros de água são, aproximadamente, 11 copos de requeijão. Em uma pesquisa realizada pela Danone Research mostrou que brasileiros consomem, em média, 1,8 litros de água por dia. O que dariam, aproximadamente, 7 copos de requeijão. Seria essa quantidade pouca? Não necessariamente.

É preciso ter em conta que a água não é sua única fonte de água. Deve-se levar em conta também a água consumida em alimentos e outros tipos de bebidas. As frutas, legumes e outros alimentos e bebidas, podem suprir a maior parte de suas necessidades de líquidos.

Para se ter uma idéia, as frutas e legumes são constituídos de 97% água por peso. Se você consome as cinco porções de legumes recomendadas por dia e de duas a quatro porções de frutas, você está consequentemente consumindo bastante água. Além das frutas e legumes, o leite, iogurte, molhos, peixes, carne e até mesmo café e chá, ajudam a mantê-lo hidratado.

No caso do café o que ocorre é que você está consumindo água com a cafeína do café. Mesmo a cafeína sendo diurética, ela não irá causar desidratação, devido à água que está sendo consumida junto. Há uma perda de alguns mililitros da água consumida, mas ainda assim não irá causar a desidratação. Um estudo de 2015 mostrou que para cada xícara de café de 240 mL você pode contar que consumiu 200 mL de água. Ele hidrata, mas não tão eficientemente quanto a água.

Por isso o Guia Alimentar da População Brasileira recomenda ingerir a quantidade de água que seu organismo pedir.

Mas lembre-se que beber muita água ainda é um hábito bom para sua saúde, pois além de manter a hidratação ela pode ajudar a perder peso, prevenir pedras nos rins em pessoas suscetíveis, aliviar constipação, entre outros benefícios. Em circunstâncias normais, o risco de você beber água em excesso é muito pequeno, pois o corpo tem um mecanismo para se livrar do excesso consumido.

Atenção! É preciso ter cuidado com idosos que perdem o reflexo da sede com a idade e com crianças pequenas, que ainda não possuem este reflexo desenvolvido. Pessoas envolvidas em exercícios físicos prolongados e extenuantes devem consumir quantidade muito maior de água para compensar a perda no suor.