Tratamento caseiro para caspa

Hoje queremos ajudar quem sofre todos os dias com um problema muito comum entre homens e mulheres: a caspa. Trata-se de um distúrbio que acontece no couro cabeludo causando descamação da pele e caso fique sem cuidados, pode levar até a infecções mais sérias. Será que o tratamento caseiro para caspa é válido? Sim! Em alguns casos ele pode reduzir bastante o problema e é sobre isso que vamos falar neste post.

Como fazer tratamento caseiro para caspa

Tratamento caseiro para caspa

Como mencionamos anteriormente, a caspa é um problema comum tanto em homens quanto em mulheres e pode atingir pessoas de qualquer idade. Geralmente ela pode ser causada por vários fatores, como por exemplo:

  • Má alimentação
  • Estresse
  • Proliferação de fungos
  • Má higiene dos cabelos
  • Doenças de pele
  • Aplicações de produtos químicos no cabelo, como tinturas, alisantes e outros
  • Doenças autoimunes

Em alguns casos um simples tratamento caseiro para a caspa pode amenizar bastante o problema, que aliás, não tem cura. O que se pode fazer é sempre amenizar quase totalmente os indicativos.

Já casos mais graves onde podem aparecer até feridas, exigem um cuidado médico especializado pois estas feridas no couro cabeludo podem se transformar em infecções mais graves.

Dicas de tratamento caseiro para caspa

Confira logo abaixo algumas receitas caseiras para tentar resolver seu problema. Se não tiver resultado, procure um dermatologista para melhor orientação. Utilize as dicas por sua conta e risco.

Tratamento caseiro para caspa com mel

Faça uma mistura contendo 90% de mel puro com 10% de água morna. Mexa bem e aplique no couro cabeludo fazendo massagens suaves. Cubra a cabeça com uma toalha e deixe agindo por pelo menos duas horas. Lave normalmente o cabelo em seguida.

Óleo de coco

O óleo de coco é extremamente eficiente para tratar doenças do couro cabeludo. Suas propriedades antioxidantes colaboram para reconstrução das células mortas.

Leia mais: Os benefícios do óleo de coco para a saúde

Massageie uma quantidade suficiente de óleo de coco no couro cabeludo e deixe agir por 20 minutos, lavando normalmente em seguida.

O que fazer para tratar a caspa

Vinagre de maçã

O vinagre também é outro ótimo remédio caseiro para caspa. Pegue meia xícara de vinagre de maçã e misture duas xícaras de água. Aplique nos cabelos e deixe agir por uma hora antes de lavar normalmente.

Aloe Vera (Babosa)

Retire a polpa de uma folha de babosa e use este gel para massagear o couro cabeludo. Deixe atuar por uma hora e lave o cabelo em seguida.

Bicarbonato de Sódio

Para quem cabelos muito oleosos, o bicarbonato pode ser uma ótima opção de tratamento caseiro para caspa. Misture duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio com água até formar uma pasta. Aplique no couro cabeludo fazendo massagens suaves e deixe agir por 15 minutos. Enxágue em seguida.

Além destas dicas é importante também cuidar melhor da alimentação, evitando produtos processados e ricos em sódio, fazer uma higiene correta dos cabelos. Não há problema algum em lavar os cabelos diariamente.