Você deve evitar produtos industrializados sempre que puder

Não importa o estilo de alimentação que você adote, se a dieta da moda ou não. Em todas elas você vai acabar encontrando um denominador comum: Deve-se evitar produtos industrializados sempre que possível. Além de serem cheios de agentes nocivos para a saúde, você corre o risco de encontrar “ingredientes” desagradáveis como pelo de roedores.

E justamente por causa destes descasos das empresas com o consumidor, que eu resolvi preparar o meu próprio molho de tomate. Faço em grandes quantidades, congelo o excedente e além de ficar livre de conservantes, fica muito mais saborosos e sem “ingredientes desagradáveis”. Veja como fazer molho de tomate caseiro é simples. Depois de fazer o seu, tenho certeza que nunca mais irá preferir a versão artificial e industrializada que encontramos nos supermercados.

Por que evitar produtos industrializados sempre que possível?

Porque evitar alimentos industrializados sempre que possível

Antes de mais nada é bom explicar o que são produtos industrializados!

Basicamente é todo e qualquer produto que passou por algum processo artificial. Geralmente ele está em caixinhas, saquinhos, pacotes, etc. Apesar de serem muito práticos e “facilitar” o dia a dia, o uso contínuo pode trazer uma série de danos para a saúde. Entenda os motivos.

Alimentos industrializados possuem sódio em alta quantidade

Para que os produtos tenham um período longo de validade, muitos deles recebem uma alta quantidade de sódio. O sódio em excesso acaba se tornando um verdadeiro veneno para o organismo, sem contar que ele é o inimigo número um de pessoas que sofrem com pressão alta.

Alimentos industrializados possuem uma série de ingredientes quase impronunciáveis

Você já parou para ler os rótulos dos alimentos que compra? Uma vez a minha nutricionista chegou a comentar que quando aprendemos a ler os rótulos, nossa vida muda. E muda mesmo!

Por exemplo, leia o rótulo da Coca-Cola ou então de um pacote de salgadinhos. Viram a quantidade de ingredientes incomuns que cada produto leva? A Coca-Cola ainda tem o corante Caramelo IV na sua composição, ingrediente que é considerado cancerígeno.

Evite produtos que tem mais de cinco ingredientes em sua composição

É sempre bom evitar produtos industrializados, mas se não houver outra possibilidade, leia o rótulo e procure evitar aqueles tem mais de cinco ingredientes na sua composição. Uma quantidade alta de ingredientes significa que aquele produto foi altamente processado.

Como evitar ou diminuir a quantidade de alimentos processados na minha dieta?

Aprenda a cozinhar e opte por comida de verdade! Mesmo que você seja muito ruim na cozinha, aprender é uma atividade bastante divertida. Quando você cozinha a sua própria comida, você sabe exatamente os ingredientes que estão no seu prato e evita as armadilhas dos produtos industrializados.

Benefícios de evitar produtos industrializados:

  • Redução das chances de desenvolver hipertensão
  • Redução nas chances de desenvolver diabetes
  • Redução nas chances de desenvolver doenças cardiovasculares
  • Redução nas chances de desenvolver obesidade

Os benefícios de evitar produtos industrializados são muitos para a saúde. Ainda iremos explorar mais este assunto aqui no blog, inclusive mostrando para você como ler os rótulos dos alimentos.