Benefícios da gelatina para a saúde

Quais são os benefícios da gelatina para a saúde? O que ela faz no nosso corpo? É bom para quem faz musculação? Saiba mais abaixo.

Para quem não sabe, a gelatina é um tipo de proteína derivada da hidrólise parcial do colágeno e encontrada em partes animais como, por exemplo, a pele, ossos e tecidos do boi. Estas partes possuem importantes aminoácidos que são os blocos de construção das proteínas.

A gelatina é transformada em pó seco a partir do isolamento e desidratação destas partes animais, por isso é incolor e sem sabor. Nas receitas de cozinha ela age como um adesivo, sendo ótima para preparar geleias e doces.

Benefícios da gelatina para a saúde

Estudos com ratos demonstraram que o consumo de gelatina ajuda a formar cartilagem forte ou tecido conjuntivo, que dão elasticidade ao nosso corpo. Não é só a gelatina em pó, uma maneira de comer a gelatina natural é tomando caldo de ossos, isso mesmo! O famoso caldo de ossos que vem fazendo sucesso nas dietas. Ele também pode ser tomado para obter os benefícios da gelatina.

Gelatina protege as articulações e reduz dores nas juntas

A gelatina e colágeno ficaram famosos por diminuírem os sintomas da osteoartrite e reumatóide em pessoas idosas que sofrem com dores nas articulações. Estas dores acontecem pois quando envelhecemos nossas articulações ficam mais rígidas devido a quebra e desgaste do colágeno. A gelatina vai ajudar a retardar a resposta inflamatória crônica, reduzindo dor e retardando o progresso da doença.

Gelatina melhora a digestão e saúde do intestino

Ela também previne contra problemas intestinais melhorando o revestimento do trato digestivo. O revestimento é muito importante pois mantém partículas de alimentos e bactérias dentro do sistema digestivo, prevenindo contra vazamentos na corrente sanguínea que pode levar à infecções e inflamação. Além disso a gelatina restaura a mucosa do estômago, facilitando o equilíbrio de enzimas digestivas, reduzindo o risco de problemas como refluxo ácido, anemia e outros.

Benefícios da gelatina para a saúde
Benefícios da gelatina para a saúde

Gelatina melhora pele e ajuda no crescimento das unhas e cabelo

A gelatina melhora a aparência da pele deixando-a rejuvenescida, sendo importante na renovação das células da pele e protegendo a pele contra danos da luz ultravioleta. O colágeno é um dos principais blocos de construção para pele, dando aparência jovem e saudável. Com a idade nosso corpo começa a produzir pouco colágeno, por isso vão aparecendo as rugas, celulite etc. Quando mais idade maior a necessidade de consumir colágeno.

Além disso a proteína presente na gelatina ajuda a fazer o cabelo e unhas crescerem mais rápido e mais grossos.

Gelatina deixa os dentes e ossos mais fortes

O colágeno além de melhorar a pele, unhas e cabelos, também é o bloco de construção dos nossos dentes e ossos. Adicionando gelatina na dieta ajuda a deixar os dentes mais fortes e previne contra doenças da gengiva e perda de dentes.

Além de rica em colágeno ela também é rica em cálcio, magnésio, fósforo, que ajudam a formar o osso e previnem contra fraturas e perda de osso.

Gelatina ajuda a melhorar qualidade do sono

Alguns estudos mostraram que a gelatina pode ajudar pessoas que têm problemas constante para dormir. Eles descobriram que ela melhora a sonolência diurna, funções cognitivas diurnas, qualidade e eficácia do sono, além de reduzir tempo necessário para adormecer.

Gelatina ajuda a emagrecer

Suplementos de gelatina podem ser importantes no processo de emagrecimento pois dão saciedade e ajudam a controlar a fome.

Gelatina melhora o humor

Sim, ela pode funcionar como um antidepressivo e anti-ansiedade. A glicina é o principal neurotransmissor de inibição do tronco cerebral e medula espinhal. Podendo ser usada para melhorar a saúde mental e acalmar, diminuindo os hormônios do estresse.

Gelatina deixa o coração saudável

Um dos principais benefícios da gelatina para a saúde é neutralizando compostos químicos que adquirimos comendo carne, a metionina. Apesar da metionina trazer alguns benefícios para nosso corpo, em excesso pode causar problemas de coração pois aumenta a quantidade de homocisteína no sangue. Quantidades altas de homocisteína no sangue estão relacionadas ao aumento dos níveis de inflamação e doenças como arteriosclerose.

Gelatina é boa para musculação?

A gelatina, além de deixar as articulações e ossos mais fortes, também serve como fonte de aminoácidos para a construção da massa muscular. Mas não pode ser consumida sozinha. Ela é um complemento para uma dieta de ganho de massa muscular, pois não é uma proteína completa.

Qual melhor gelatina para consumir?

Uma das melhores maneiras de consumir a gelatina natural é tomando caldo de ossos como falamos anteriormente. Outra opção é misturando o pó de gelatina misturada em bebidas, sopas e ensopados. Não é o pó comprado em mercado! É preciso procurar o natural.

Gelatina tem contraindicação?

Não, normalmente ela é segura para a maioria das pessoas. Mas seu uso puro pode causar gosto ruim na boca, sensação de estômago pesado, inchaço, azia e arrotos. Algumas pessoas podem ter alergia à ela.

Também existem preocupações quanto a segurança da gelatina por ser de fonte animal. Se ela não for feita de maneira correta pode ocorrer contaminação de produtos de gelatina com tecidos de animais doentes, inclusive doença da vaca louca.

Mulheres grávidas ou amamentando não devem consumir gelatina, pois não se tem muita informações sobre a quantidade recomendada. Evite o uso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.