Musculação pode ser o melhor exercício para o sono

Musculação pode ser o melhor exercício para o sono? Já se sabe que o exercício físico pode melhorar, e muito, a qualidade do sono. O que ainda não se sabia, era se havia diferença significativa entre os vários tipos de exercícios físicos. Um estudo recente mostrou que talvez seja melhor levantar alguns pesos na musculação, do que correr na esteira, na bicicleta ou na rua, se você deseja dormir algumas horas a mais durante a noite.

Musculação pode ser o melhor exercício para o sono?

O estudo da Iowa State University, descobriu o exercício com pesos pode ser superior ao exercício aeróbico na forma de melhorar a qualidade do sono, para pessoas que lutam com problemas para dormir.

A pesquisa foi realizada com 386 participantes, onde 35% deles não conseguiam dormir regularmente por, pelo menos, sete horas da noite. Eles foram divididos em quatro grupos, um de exercícios aeróbicos, outro de exercícios de resistência muscular, outro de exercícios aeróbicos e resistência combinados, e o grupo controle que não fez exercícios físicos.

Todos tiveram que treinar por uma hora, três vezes na semana, durante um ano. Os batimentos cardíacos do exercício aeróbico foram monitorados para mater na faixa prescrita para exercício de intensidade moderada a vigorosa.

Para aqueles que já dormiam bem, o exercício físico não fez muita diferença.

Mas para os 42% dos participantes que não conseguiam dormir nem 7 horas por noite, a duração do sono aumentou em média 40 minutos em um ano, no grupo que praticou exercício de resistência muscular (musculação). Comparado com aumento de cerca de 23 minutos no grupo de exercícios aeróbicos, cerca de 17 minutos no grupo de exercícios combinados e cerca de 15 minutos no grupo controle.

Além disso a eficiência do sono aumentou apenas no grupo de exercícios de resistência muscular e no grupo de exercícios combinados. Não houve melhora na eficiência do sono para exercícios aeróbicos e no grupo controle.

Musculação pode ser o melhor exercício para o sono
Musculação pode ser o melhor exercício para o sono

Já a latência do sono diminuiu em 3 minutos apenas para o grupo que realizou exercícios de resistência muscular. Enquanto que a qualidade do sono e distúrbios do sono melhoraram para todos os grupos, menos para o grupo que não fez exercícios.

Eficiência do sono é a relação entre o tempo que o paciente ficou na cama e o tempo real de sono, reflete o quão bem a pessoa permanecer adormecida durante a noite.
Latência do sono é o tempo que você espera na cama para o sono chegar.

Acredita-se que o levantamento de peso seja melhor para o sono pois promove liberação de hormônios que suportam o crescimento muscular. Talvez a musculação seja uma forma de estimular ou revigorar esses tipos de hormônios, que estão associados a um sono melhor e mais profundo. Outra teoria seria de que o sono é o tempo que o corpo leva para se restabelecer e reparar. Com o treinamento muscular você criar “feridas” nos músculos, que ao serem reparados, levam a músculos maiores e mais fortes. Devido ao treinamento muscular que estimula todos os músculos do corpo, a pessoa acaba precisando de mais tempo de sono para restauração dos mesmos.

Portanto a musculação pode ser uma ótima aliada caso você tenha problemas para dormir. Mas antes de praticá-la, converse com seu médico para saber se está apto para iniciar. O sono de má qualidade aumenta em 24% o risco de morte, e em 42% morte relacionada ao coração.

Lembrando que qualquer tipo de exercício físico traz benefícios para pessoas que têm problema de sono.