Benefícios do açaí para a saúde

Você conhece os principais benefícios do açaí para a saúde? Então aproveite este post para saber o porquê ele é cada vez mais consumido no nosso país!

O açaí, fruto típico da Amazônia, é muito famoso no Brasil e no mundo por ser considerado uma “supercomida”.

Ele possui vários nutrientes anti-inflamatórios como antocianinas, proantocianidina e outros flavonoides além de vitamina C, vitamina A e outras.

Alguns estudos mostraram que ele é um antioxidante mais poderoso que cranberries, morangos, blueberries e goji berry. Conheça agora alguns dos mais importantes benefícios do açaí para a saúde, se ele ajuda a emagrecer na dieta e se faz mal.

Benefícios do açaí para a saúde

O açaí contém fibras, carboidratos, gorduras saudáveis como omega-3, omega-6 e omega-9, antioxidantes como antocianinas, polifenóis, vitaminas A, C e E. Além disso contém aminoácidos essenciais, magnésio, potássio, fósforo, magnésio, esteróis vegetais, traços de ferro, cálcio e vitamina B.

Açaí é riquíssimo em antioxidantes

O açaí tem dez vezes mais antioxidantes que a uva vermelha! Os antioxidantes contribuem para seu poder anti-inflamatório e antienvelhecimento, pois retardam o processo de danos causados pelos radicais livres/estresse oxidativo.

Este estresse oxidativo/radicais livres faz o corpo deteriorar e desenvolver doenças com os anos. É ele o responsável pelos danos na pele conforme envelhecemos, também contribui para dor nas juntas, esqueleto e dores musculares.

Açaí melhora saúde da pele

Como explicado anteriormente, por causa dos antioxidantes presentes no açaí ele é recomendado para prevenir contra os sinais da idade e ajuda na regeneração da pele. É recomendado inclusive para pessoas com marcas escuras na pele, pintas, linhas na pele, descoloração e outros danos causados pelos radicais livres na pele.

Benefícios do açaí para a saúde
Benefícios do açaí para a saúde

Açaí melhora saúde do coração e protege contra diabete

Apesar do açaí ser conhecido por seu poder antioxidante, ele também possui propriedades anti-inflamatórias pois contém gordura monoinsaturada como o abacate. Estas gorduras são ótimas para saúde do coração pois reduzem o colesterol total, o colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos, sem alteral o HDL que é o colesterol bom.

Açaí estimula digestão

Apesar de ter muitas fibras não é só por causa delas que ele é bom para o sistema digestivo. O açaí é considerado um limpador natural do intestino, ajudando o fígado e rins a processarem e removerem resíduos e toxinas do corpo. Estudos mostraram que ele consegue melhorar doença hepática gordurosa não alcoólica causada pela frutose.

Além de ajudar o intestino também limpa o cólon, não deixando que substâncias nocivas fiquem alojadas podendo causar problemas digestivos.

Açaí estimula funções cognitivas

Os antioxidantes são tão importantes para nossa saúde pois combatem o estresse oxigativo e inflamação, causadores de problemas relacionados à idade como perda de memória, demência e outros. Estudos mostraram que a polpa do açaí parecem ter efeitos protetores das células do cérebro suprimindo atividade biológica que degrada integridade celular.

Açaí ajuda a controlar o apetite e perder peso?

Infelizmente a verdade é que não existem pesquisas suficientes para provar que o açaí ajuda a emagrecer. Ele funciona do mesmo jeito que outras berries como mirtilo e blackberries, ou seja, não é um milagre para quem quer perder peso. Mas pode ser adicionado na dieta de maneira moderada como os outros para reduzir consumo de outros alimentos prejudiciais à saúde. Ele não tem a mesma função da Goji Berry na perda de peso.

Açai faz mal para saúde? Tem contraindicação?

Não existem estudos suficientes provando que o açaí tenha algum efeito negativo ou contraindicação. Mas no caso de grávidas e mulheres que estejam amamentando, o melhor é evitar o consumo ou conversar com médico. Principalmente pois uma das formas de contágio da Doença de Chagas é o açaí. A plantação de açaí é um habitat natural do barbeiro, transmissor da doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.