Benefícios do Camu Camu para saúde

Se você gosta de ter uma alimentação saudável provavelmente já ouviu falar no Camu Camu (Myrciaria dúbia). É uma fruta brasileira originária da Amazônia que vem fazendo muito sucesso para quem gosta de cuidar da saúde devido a presença de antioxidantes e também por ser rica em vitamina C.

Suas propriedades ainda não são muito conhecidas. Vamos mostrar aqui alguns benefícios do Camu Camu para saúde. Para que serve Camu Camu, se ela ajuda a emagrecer e como é vendida.

Benefícios do Camu Camu para saúde

Camu camu bom para sistema imunológico

Pesquisas da Embrapa mostraram que o Camu Camu tem 20 vezes mais vitamina C que a acerola e 100 vezes mais que o limão. Cada 100 gramas de Camu Camu pode conter 2145 mg ou mais de vitamina C. Justamente por causa desta vitamina C esta fruta é ótima para reforçar o sistema imunológico, podendo até bloquear radicais livres e outros patógenos no corpo.

Camu Camu melhora o humor

Por ser rica em vitamina C ela pode ajudar o cérebro a produzir serotonina, substância que melhora o humor, sendo um remédio natural para depressão. Estudos mostraram que pessoas com deficiência de vitamina C se sentem deprimidas.

Benefícios do camu camu para saúde
Benefícios do camu camu para saúde

Camu Camu melhora saúde da gengiva e coração

A fruta tem alto poder antioxidante e antiviral que pode ajudar a combater doenças na gengiva como gengivite. Estudos revelaram que remédios ricos em antioxidantes ajudam a reduzir radicais livres. Para quem não sabe, os radicais livres causam estresse oxidativo que pode levar ao desenvolvimento de várias doenças inclusive na gengiva.

A saúde da gengiva está diretamente ligada à saúde do coração.

Camu Camu pode ajudar contra o envelhecimento

Estudos vêm sendo realizados para mostrar a relação do Camu Camu no envelhecimento. Por causa de suas propriedades antioxidantes, acredita-se que seja um aliado contra doenças realicionadas à idade como artrite, Alzheimer, degeneração macular e outros.

Camu Camu ajuda a emagrecer?

Ainda não se tem estudos sobre a relação do Camu Camu com emagrecimento. Pode ser que daqui a alguns anos aparecem mais detalhes, mas até aqui somente os benefícios relacionados à vitamina C foram estudados. Até mesmo os estudos relacionados à vitamina C são poucos.

Como consumir, como é vendida?

Normalmente a fruta é consumida como pó (suplemento) em bebidas ou misturada no iogurte, por exemplo. Pois é uma fruta muito azeda. Outra maneira muito popular é como comprimidos. Tanto o pó quanto o comprimido é preciso verificar o fabricante para ter certeza que não está tomando açúcar ou outra coisa ao invés de Camu Camu.

Quem quiser comer a fruta, as pessoas aconselham a misturar a polpa do Camu Camu com água, para deixar menos amargo. Ou então misturar com outras frutas como um suco.

Ainda não se conhecem as contraindicações desta fruta. Portanto se estiver grávida ou amamentando não é aconselhado tomar, a não ser que seu médico permita. Excesso de vitamina C pode causa problemas do estômago, diarréia, vômito e outros problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.