O soro caseiro é uma solução feita basicamente com três ingredientes, que traz ótimos benefícios para a saúde de pessoas que estão sofrendo principalmente com a desidratação.

Doenças como a gastroenterite, ainda causam muitas mortes em todo o mundo. Ela leva a uma desidratação profunda que pode resultar em quadros ainda mais graves. É uma doença que pode atingir pessoas em qualquer idade, mas crianças e idosos costumam sofrer bem mais, muitas vezes necessitando de internação hospitalar.

Os principais benefícios do soro caseiro

O soro caseiro é preparado com apenas três ingredientes: água, sal e açúcar. Sendo assim, é acessível até para famílias mais pobres, que estão sujeitos à doença com uma maior incidência.

Alguns dos benefícios desta solução são os seguintes:

  • Supre a desidratação causada pela diarreia e vômitos, repondo os fluidos perdidos pelo organismo.
  • Evita complicações de doenças como a gastroenterite.
  • Tem um baixo custo para preparação e tem ingredientes acessíveis a qualquer família.
  • Pode ser usado assim que aparecem os primeiros sintomas.
  • Não há necessidade de receita médica para poder utilizá-lo.

Como preparar o soro caseiro corretamente

Como mencionamos lá no início, o soro caseiro leva apenas três ingredientes. Você vai precisar de 1 litro de água filtrada ou fervida, 3,5 gramas de sal e 20 gramas de açúcar. Em medidas populares, para cada litro de água filtrada ou fervida, adicione uma colher de sopa de açúcar e uma colher de chá de sal.

Em farmácias populares ou postos de saúde, o cidadão encontra colheres medida para facilitar o preparo. Ao usar as colheres medida, basta colocar uma medida rasa de sal e duas medidas rasas de açúcar em um copo de água (cerca de 200ml).

Colher Medida do Soro Caseiro
Modelo de colher medida do Soro Caseiro

O soro preparado deve ser utilizado em 24 horas. Após este período é recomendado que você prepare uma nova dose.

Como tomar o soro caseiro

O soro deve ser administrado em pequenas quantidades, mas de maneira frequente. Em crianças, utilize colheres para facilitar a administração. Ingerir uma grande quantidade de uma só vez, pode distender o estômago e causar um reflexo que resulta em vômito. O ideal é ingerir de 150 a 300ml por hora.

Ao notar episódios de boca seca e muita sede, esta quantidade pode ser um pouco aumentada. O mesmo vale se o paciente estiver urinando pouco e de maneira muito concentrada.

Caso os sintomas não apresentem melhoras após o uso do soro, o paciente deve imediatamente procurar o hospital ou posto de saúde mais próximo.

[ATENÇÃO]: Diabéticos devem evitar o soro preparado em casa por conta da glicose presente no açúcar. Neste caso, em episódios de desidratação, devem procurar imediatamente um médico.

Leia também: Tratamento caseiro para anemia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.