Faz mal lavar o cabelo todos os dias?

Será que faz mal lavar o cabelo todos os dias? Com certeza você já fez esta pergunta ao menos uma vez. Nós iremos tentar responder, mas já podemos adiantar que a reposta é… depende!

Existe muito mito, pois o que vai influenciar se faz mal ou não lavar o cabelo todos os dias é justamente o seu tipo de cabelo. Em alguns casos, deve-se sim lavar todos os dias, em outros não. Tentaremos explicar melhor abaixo.

Casos em que devemos lavar o cabelo todos os dias

Faz mal lavar os cabelos todos os dias

Produtos para cabelo na Amazon com Frete Grátis para clientes Prime

Existem algumas situações que exigem a lavagem dos fios diariamente. Alguns exemplos que podemos citar são os seguintes:

  • Cabelos oleosos: Cabelos oleosos devem ser lavados diariamente, com shampoo e condicionador específico para este tipo de cabelo, uma vez que é necessário reduzir a oleosidade natural dos fios.
  • Cabelos que estiveram em contato com cloro ou água salgada (praia): O cloro e o sal agridem demais os cabelos, então se você está em um período de férias ou colocando o cabelo em contato com o cloro e água salgada diariamente, deve lavar o cabelo todos os dias.
  • Usou gel ou qualquer outro produto para modelagem capilar? Neste caso, você deve lavar os cabelos todos os dia em que usar o produto. Dormir com gel ou outro produto para modelagem nos cabelos é o mesmo que dormir de “maquiagem”. Seu cabelo não respira e com o tempo pode começar a quebrar.
  • Muito contato com poeira, poluição, fumaça: Se todos os dias você tem contato com poeira, poluição ou outros agentes externos, deve lavar seus fios. Estes agentes ressecam demais os fios e provocam quebra e perda de fios.

Em situações diferentes das que apresentamos acima, não há a necessidade de lavar os cabelos todos os dias. Mas, mesmo que você não se encaixe em nenhum dos exemplos acima, saiba que lavar os cabelos todos os dias não vai destruir o cabelo. Ele pode ficar um pouco mais ressecado, mas isso é fácil de contornar.

Lavar os cabelos todos os dias

Não se esqueça da hidratação!

A gente sempre bate na mesma tecla, mas é que a hidratação é muito importante para manter a saúde dos fios. Reserve um tempo para tratar seu cabelo pelo menos uma vez durante a semana ou a cada 10 dias.